Assim atualizamos os nossos utentes com as notícias mais importantes da atualidade.
Preparativos para o São João – ERPI SJB
Atividade: “Ronda das Aldeias” – ERPI SJD
Dia Mundial do Ambiente
O Dia Mundial do Ambiente celebra-se a 5 de junho, e foi criado pela Assembleia Geral das Nações unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972. Esta data tem como objetivo sensibilizar para a importância de preservarmos o meio ambiente e para alertar as populações sobre a necessidade de tomarmos novas medidas e métodos de preservar o futuro da humanidade.
Também a Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro se preocupa com o meio ambiente.
Destacamos nesta data a Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas São João Baptista, onde a equipa da manutenção mantém o cultivo das hortas, pomar e espaços exteriores ao longo de todo o ano.
A equipa de animação realiza algumas atividades com os utentes que ajudam a sustentar a natureza e o ambiente. Participam na plantação
de alguns
legumes, árvores de fruto e ervas aromáticas, mas também são inseridos na colheita dos mesmos.
Estes alimentos são depois utilizados para consumo dos utentes, tornando a alimentação deles mais rica, com alimentos biológicos
.
Todos os anos no Dia Mundial da árvore, comemoramos o dia com a plantação de árvores por todas as respostas sociais, enriquecendo assim os nossos espaços exteriores.
Outra medida utilizada na Instituição, é a realização de trabalhos manuais com material reciclado, pois é uma forma de reutilizar produtos do dia a dia, conseguimos fazer imensos trabalhos com essas matérias. Desde tampas de garrafas plásticas, às próprias
garrafas plásticas, pacotes de leite e até as caixas de luvas, tudo é aproveitado, pegando na
criatividade e boa vontade, tornamos tudo possível.
É preciso cuidar do meio ambiente, para cuidarmos de nós!

Atividade: “Sons Convida” – UCCI
Atividade: “Sentidos para o Mundo” – UCCI
Atividade: “Chá com Histórias” – UCCI
Atividade: “Movimento Sénior” – UCCI
Atividade: “Ginasticamente” – UCCI
Comemoração Dia Mundial da Criança – Pré-Escolar
Portugal, à semelhança de vários países, adotou este dia para celebrar o Dia da Criança, com o objetivo de sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.
Nesta data, onde as crianças são o centro das atenções, organizamos diversos eventos e atividades para as crianças, de forma a celebrar.
Começamos o dia a explicar às crianças a importância dos direitos enquanto criança, assim como a importância dos deveres enquanto criança.
De seguida, foram brindados com um vídeo produzido pela comunidade idosa das ERPI`s, como forma de enaltecer a importância de ser criança. Neste vídeo os idosos recordam vivencias enquanto crianças e relembram às crianças de agora a importância do convívio saudável entre pares. Por isso e com a concordância de todos os intervenientes, decidimos retribuir a gentileza, gravando também um vídeo, onde poderão visualizar as crianças a brincar aos jogos tradicionais. Desta forma retribuímos à comunidade idosa, que tanto estimamos, e mais uma vez sem contato físico, o amor e carinho que conseguimos perceber na sua mensagem.
Bem hajam!
Durante a tarde o tema foi diversão e gargalhada, com o espetáculo de teatro circense que o Município disponibilizou a todas as crianças do concelho, pertençam elas ao público ou ao privado, afinal são todas crianças.
Como desejámos que fosse um dia em cheio, decoramos o espaço com balões e fitas, fizemos um baile, tiveram mousse de chocolate de sobremesa, pintaram as caras a gosto e levaram vários presentes para suas casas.
Criança Feliz… Pais Felizes!













































