Ampliação

da CRECHE JOÃO LOPES DA SILVA

 

O projeto incide sobre a criação de lugares em creche, este visa ampliar a infraestrutura existente que possui 34 lugares de forma a atingir os 42 lugares.
Esta ampliação é fator determinante para o bem-estar e a melhoria das condições de vida e de promoção de autonomia dos cidadãos e das famílias, bem como possibilitar a melhoria dos serviços prestados. A ampliação vai permitir melhorar parte dos espaços existentes. Vai dar resposta à elevada procura existente, que condiciona a autonomia (social e financeira) dos Pais.

Temos verificado que os lugares para acolhimento das crianças dos 3 meses aos 36 meses são manifestamente insuficientes para dar resposta às solicitações. Os pais não conseguem regressar ao trabalho após o término das licenças pois não têm local onde possam acolher os seus filhos.
A capacidade de resposta tem vindo a diminuir em contraciclo com os nascimentos. Desde 2009 que a capacidade da Creche João Lopes da Silva que é de 34 lugares, no entanto a capacidade de resposta em Creche Familiar tem diminuído abruptamente e agora só existem 3 amas (12 lugares) quando não há muito tempo já foram 9 (36 lugares).

Assim pretende-se que este equipamento passe a ter 42 lugares de capacidade distribuídos da seguinte forma:
– Até à aquisição da marcha – 10 crianças;
– Da aquisição da marcha aos 24 meses – 14 crianças;
– Dos 24 meses aos 36 meses – 18 crianças.