Skip to content

SCMM

HISTÓRIA DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro foi fundada em 1559 através de Bula do Papa Pio IV quando ainda o distrito de Bragança pertencia à diocese de Braga.
Iniciou a sua actividade eminentemente social, tendo como sede um primitivo hospital, já demolido muito próximo da actual Igreja da Misericórdia.
Apesar de a História da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia não estar aprofundada, sabe-se que a nobre e rica família dos Távoras que viveu neste concelho entre os séculos XV e XVIII colaborou e apoiou quer a construção do Hospital quer da Igreja da Misericórdia.

2019
Prémio Maria José Nogueira Pinto
Prémio Maria José Nogueira Pinto distingue projeto de geolocalização de pessoas com demência
2018
Celebração de novo Acordo
Celebração de novo Acordo de Cooperação para a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas S. João Baptista com capacidade para 52 utentes e 41 acordos.
Aquisição de viatura
Aquisição de viatura para transporte de utentes em cadeira de rodas.
Realização de Contrato de Financiamento
Contrato realizado entre o Fundo Rainha Dona Leonor e a Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro para a readaptação da Ala Verde da ERPI SJ de Deus para Quadros Demenciais. Esta obra teve também o apoio financeiro do Município de Mogadouro.
2017
Acordo (POAPMC)
Acordo celebrado com o Centro Distrital de Segurança Social de Bragança para o (POAPMC) para 69 utentes, com término a 30/09/2019.
Início de atividade do projeto de Apoio Domiciliário às Demências
Projeto com a duração de 2 anos e financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego onde o Município de Mogadouro foi o Investidor Social.
2015
Acordo celebrado com o Centro Regional de Segurança Social de Bragança
Referente à Estrutura Residencial para Pessoas Idosas S. João Baptista, atualmente com 52 Utentes e 40 acordos.
Obras de restauro na Igreja da Misericórdia de Mogadouro
2013/2014/2015 – Realização de obras de restauro na Igreja da Misericórdia de Mogadouro.
2014
Início de atividade da ERPI São João Baptista
Abertura da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas S. João Baptista com capacidade para 52 utentes.
2013
Reeleição Orgãos Sociais triénio 2014-2016
No dia 15 de dezembro de 2013 realizaram-se as eleições para os Orgãos Sociais da SCMM. Foi renovada a confiança no Provedor João Manuel dos Santos Henriques, para o Triénio 2014-2016, bem como em todos os elementos que constituem a Mesa da Assembleia Geral, Mesa Administrativa e Conselho Fiscal.
Criação do CLDS+
O Programa CLDS+ tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos através de ações, a executar em parceria, que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, para o combate das situações críticas de pobreza, especialmente a infantil, da exclusão social em territórios vulneráveis, envelhecidos ou fortemente atingidos por calamidades. Tem igualmente especial atenção na concretização de medidas que promovam a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade.
2010 / 2009
Criação das Empresas de Inserção Social
A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro criou duas empresas de Inserção Social, LAVADOURO (área da lavandaria) e QUINTA DA AVÓ (produção de legumes e frutos). Ambos os projectos contaram com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional e o auto-financiamento da SCMM.
Obras de Remodelação/Adequação do Lar São João de Deus
O projecto consiste em Obras de Remodelação/Adequação das infra-estruturas da instituição. Destas obras constam, entre outras, a transformação de todos os quartos de tal forma que fiquem exclusivamente com um ou dois Utentes e casa de banho privativa
2008
Inauguração da UCCI
Inaugurada à 19 de Maio a antiga instalação do hospital da Misericórdia, a U.C.C.I. de Longa Duração, com capacidade para 24 utentes.
2001
Ampliação do Lar
Ampliação das instalações do Lar para mais 24 Idosos
1997 / 1998
Remodelação do Hospital
Sofreu obras de remodelação em 1997 e 1998 sendo sujeito a reparações exteriores e interiores, obras estas custeadas pela Santa Casa e Estado.
1993
Criação do CATL
Criação do Centro de Atividades e Tempos Livres
1992
Lar São João de Deus
Construiu em 1992 o novo Lar da Terceira Idade para 50 utentes. Paralelamente, iniciou o serviço de Apoio Domiciliário a Idosos.
Serviço de Amas/Creche Familiar
Continuando o apoio à Infância, criou o Serviço de Amas/Creche familiar
1988
Centro dia de Bruçó
Em 1988 procede à criação do Centro de Dia de Bruçó, uma aldeia do concelho, para 15 utentes. Dado que o Lar de Idosos não dava resposta às solicitações de internamento
1985
Abertura do Lar da 3ª Idade
Percebendo a necessidade de alargar a sua intervenção a um outro público que manifestava urgentes carências de apoio, abre em 1985 o Lar da Terceira Idade para 17 idosos em internamento e o centro de dia para 30 utentes. Estas duas valências funcionavam em instalações cedidas pela Câmara Municipal, nas Escolas do Conde Ferreira (1º Ciclo), entretanto desactivadas.
1983 / 1984
Apoio Social a Comunidade
Porém os estatutos da Santa Casa da misericórdia, que definem o seu carácter de apoio social à comunidade são aprovados em 1984. 1
Construção do Jardim de Infância
o Jardim de Infância cuja construção e funcionamento se inicia em 1983 para 90 crianças.
1978
Primeiros Corpos Gerentes
A revitalização da actividade social da Misericórdia dá-se apenas em 1978 data em que procede à eleição dos primeiros Corpos Gerentes que de imediato iniciam contactos com a segurança Social para a criação da primeira valência desta IPSS, o Jardim de Infância
1976
Estado na Gestão do Hospital
Em 1976 o Estado passa a gerir o hospital pagando uma renda mensal pela sua utilização à Santa Casa.
1962
Primeira Provedoria
Em 1962 é eleita a primeira Provedoria e apenas com o objectivo da gestão do hospital.
1959
Inauguração do Hospital
Este hospital foi aberto à população em 1 de Janeiro de 1959. Possui uma capacidade para 30 camas.
1956
Construção do Hospital
Este hospital foi criado e construído pela intervenção conjunta da Santa Casa, da Câmara Municipal e do Estado. A sua construção iniciou-se em 1956 e ficou concluída em 1958.
1953
Construção do Hospital
Dadas as condições precárias do edifício onde eram prestados esses apoios de saúde, só em 1953 se iniciaram as diligências para a construção do Hospital de Mogadouro
1559 / 1920
Febre Peneumónica
Da sua actividade nada se sabe até aos anos de 1920, período da febre peneumónica, em que a Santa Casa constitui uma preciosa unidade de cuidados infecto-contagiosos aos doente afectados por esta epidemia.
1559
Fundação da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro
A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro foi fundada em 1559 através de Bula do Papa Pio IV quando ainda o distrito de Bragança pertencia à diocese de Braga.
Início das Atividades
Iniciou a sua actividade eminentemente social, tendo como sede um primitivo hospital, já demolido muito próximo da actual Igreja da Misericórdia.
Família dos Távoras
Apesar de a História da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia não estar aprofundada, sabe-se que a nobre e rica família dos Távoras que viveu neste concelho entre os séculos XV e XVIII colaborou e apoiou quer a construção do Hospital quer da Igreja da Misericórdia.
A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE MOGADOURO DESEJA-LHE BOAS FESTAS 2019