GULBENKIAN CUIDA

Apoio Domiciliário

Em tempos de Pandemia também se fazem candidaturas a projetos. Como é lema desta equipa da Santa Casa da Misericórdia, abraçarmos novos desafios nem pensámos duas vezes.  Idealizámos o projeto que neste momento urge para melhorar a nossa prestação de cuidados, oferecendo um Serviço de Teleassistência aos utentes dos Serviços de Apoio Domiciliário (SAD) da Instituição.

Foi a 2/4/2020 que submetemos a candidatura ao concurso Gulbenkian Cuida, promovido no âmbito do Fundo de Emergência Covid-19 da Fundação Calouste Gulbenkian, destinado a reforçar a capacidade de resposta das instituições da sociedade civil no apoio a idosos, um dos grupos de maior risco. Desenhámos então o nosso projeto, com o objetivo de combater o isolamento que se agravou com o decretar do estado de emergência. Por outro lado, assegurar maior proteção e vigilância aos utentes que estão confinados é para nós uma forma de proporcionar maior bem-estar físico e emocional do utente.

Com este serviço de teleassistência existe garantia de contacto diário, é gratuito para os utentes e assegura-se um apoio multidisciplinar aos idosos que se encontram no seu domicílio, são mais valias que nos levaram a desenvolver este projeto.

Pretende-se atenuar o isolamento das pessoas idosas, através da entrega de um aparelho de teleassistência a 110 utentes que se encontram integrados no SAD, nas 30 aldeias que abrangemos no concelho. Bastará carregar no botão e fazer ligação com um dos técnicos que estará do outro lado da linha, transmitindo-lhe as suas necessidades. Manter-se-á proximidade com todos os utentes para conhecer o seu estado físico, emocional e social.

A 22/4/2020 recebemos a aprovação deste novo desafio, que muito nos orgulha, pois vamos poder contribuir mais uma vez para as condições de vida dos nossos idosos. O financiamento rondará os 20 mil euros. Este projeto terá início a 1/5/2020 e terá término a 31/12/2020.

Serviço de Teleassistência no Serviço de Apoio Domiciliário

Teleassistência ao Apoio Domiciliário