Desde a criação da primeira Misericórdia em 1498, que a ação social das Misericórdias, assenta em 14 pilares: as 14 Obras de Misericórdia.

Esta ação tem-se adaptado, ao longo dos séculos, ás diferentes necessidades dos mais carenciados da sociedade e a sua importância é reconhecida quer pela sociedade quer pelo estado, que se vê substituído pelas Misericórdias na proteção social dos cidadãos, uma responsabilidade primária do próprio estado. Podemos, pois afirmar que a beleza dos Princípios e Valores das Misericórdias têm sido operacionalizados com sabedoria nos diferentes serviços disponibilizados, proporcionando uma força extra aos mais carenciados, para enfrentarem as dificuldades diárias.

Estes são também os princípios e valores da Misericórdia de Mogadouro, desde a sua fundação em 1559 e que neste momento conta com cerca de 230 colaboradores e serve diariamente mais de 760 utentes, através das seguintes Respostas Sociais:

– 3 Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas

– 2 Centros de Dia

– 2 Serviços de Apoio ao Domicílio

– Unidade de Cuidados Continuados

– Creche

– Creche Familiar

– Pré-Escolar

– Centro de Atividades Tempos Livres

Mantemos os serviços da Lavandaria e da Estufa de Produtos Hortícolas. A Loja Sol continua a angariar/distribuir artigos como roupa de cama, vestuário, calçado, brinquedos e material escolar e a Igreja da Misericórdia para além de ser palco das principais cerimónias religiosas da instituição, mantém-se aberta e disponível à comunidade.

A Cantina Social continua a fornecer refeições gratuitas a 48 beneficiários e o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POPMC) distribui bens alimentares a 116 pessoas, no concelho de Mogadouro. Somos a Misericórdia coordenadora deste programa que engloba também as Misericórdias de Alfândega da Fé, Miranda do Douro e Vimioso.

A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos do Planalto Mirandês continua ativa com o financiamento dos municípios de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.

O CLDS-4G concluiu a sua atividade no fim do primeiro trimestre de 2023, tendo atingido com êxito todos os seus objetivos.

Atentos aos novos desafios que a comunidade nos coloca, lançámos o Projeto de Apoio Domiciliário às Demências, de que beneficiam gratuitamente os portadores da doença do nosso concelho e os seus familiares. O êxito foi tal que passou de Projeto a Serviço e neste momento conta com 212 utentes ativos, tendo já dado resposta a 325 pessoas, desde a sua implementação. É suportado financeiramente na totalidade pelo Município de Mogadouro e pela sua/nossa Misericórdia. Foi um projeto de tal forma diferenciado que acabou distinguido, a nível nacional, como “Grande Vencedor do Prémio Maria José Nogueira Pinto – Responsabilidade Social” e “Prémio Fidelidade – Comunidade“.

O investimento na qualificação dos profissionais e nas infraestruturas e equipamentos tem sido permanente, esperando neste momento financiamento para se avançar para obras de beneficiação e ampliação da UCCI.

Nem os ajustamentos impostos pela Troika, nem os grandes desafios e dificuldades que nasceram com a Pandemia, e se mantém devido à Guerra na Ucrânia, foram justificação para interrompermos o caminho de sucesso iniciado há anos atrás, por esta Direção, com o apoio inequívoco dos cerca de 740 Irmãos da Misericórdia. Temos diversificado os serviços, mantendo a qualidade dos já existentes, sem nunca colocar em causa a necessária sustentabilidade financeira da instituição.

Sempre que os mogadourenses precisarem a sua Misericórdia dirá presente!

O Provedor,

Drº. João Henriques – Provedor SCMM