Skip to content

UDCPPM

Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos do Planalto Mirandês

Quem Somos?

A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos do Planalto Mirandês (UDCP-PM) iniciou o seu funcionamento em Fevereiro de 2010, com apoio e financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como parceiros as Câmaras Municipais de Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso, as Santas Casas da Misericórdia de Mogadouro, Miranda Douro e Vimioso e a Unidade Local de Saúde do Nordeste.

A UDCP-PM tem por missão prestar cuidados paliativos gratuitos no domicílio a doentes portadores de doença crónica progressiva e incurável, assim como apoio aos seus familiares/cuidadores.

Os profissionais da UDCP-PM têm procurado dar resposta às necessidades físicas, psicológicas, sociais e espirituais, dos doentes e das suas famílias, durante todo o processo de doença prolongando-se pelo processo de luto. Procuramos prevenir e/ou intervir no sofrimento das pessoas com doença incurável e progressiva através de estratégias específicas de controlo sintomático e apoio psicossocial, proporcionando melhor qualidade de vida. As equipas da UDCP-PM estão disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana. Esta disponibilidade permite-nos apoiar os doentes e famílias que se encontrem em situações complexas, onde isoladamente os cuidadores não conseguem dar resposta à especificidade exigida de cuidados. Esta resposta permite que o doente permaneça no seu domicílio com conforto e qualidade de vida.

A equipa tem como objetivos:

  • Cuidar de todos aqueles que sofrem de doença avançada, progressiva e incurável, no domicílio, com o objetivo de lhes proporcionar o máximo de qualidade de vida e conforto na fase terminal da sua vida.
  • Proporcionar ao doente a possibilidade de permanecer em casa junto dos seus familiares.
  • Conhecer profundamente as necessidades e preocupações do doente e família, estando presente em todos os momentos.
  • Cuidar da pessoa de forma holística e prestar cuidados mais humanizados.
  • Diminuir o sofrimento e aumentar o sentido e qualidade de vida.
 

Tipologia: Cuidados Paliativos

Responsável: Enfº Luís Miguel Pereira Rodrigues

Inauguração: 2010

O que fazemos?

Oferecemos cuidados de saúde e sociais a uma população cada vez mais envelhecida e vulnerável, cujo aumento da esperança média de vida lhe determinou necessidades contínuas. A equipa multidisciplinar dá resposta aos utentes durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que garante uma resposta mais personalizada e próxima do utente e da família. A nossa intervenção só é possível com formação específica adequada, pelo que os profissionais desta equipa têm formação especializada/avançada. É fundamental pensar na formação contínua de todos os profissionais, com vista a conseguir uma prestação de cuidados otimizados e com rigor técnico, pois a valorização e o desenvolvimento de competências são a chave para o sucesso. A equipa sente também a necessidade de preparar os cuidadores de modo a que estes possuam as ferramentas necessárias para a prestação de cuidados de promoção de qualidade de vida e conforto aos nossos utentes.

Proporcionamos as condições necessárias para que independente das condições Sócio-Económicas, o doente possa ter um final de vida com qualidade e suporte adequados no seu domicílio.

Documentação

Pode consultar o documento original na secretaria da ERPI SJD

GALERIA

Contactos

Telef:

+351 279 341 275

Fax. 279 341 277

Morada

Avenida de Espanha nº1,
5200-203 Mogadouro

Email:

uccmogadouro@misericordiamogadouro.com

A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE MOGADOURO DESEJA-LHE BOAS FESTAS 2019