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Unidade de Cuidados Continuados Integrados
UCCI
Mantenha-se seguro utilize os meios online para contactar connosco

Quem Somos?

Unidade de Longa Duração e Manutenção de Mogadouro encontra-se integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

A Unidade presta cuidados de saúde e de apoio social de forma integrada e continuada.

Os cuidados são centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da sua situação de dependência em que se encontra.

Telef:
+351 279 341 275
(Chamada para a rede fixa nacional)

Morada
Avenida de Espanha nº1
5200-203 Mogadouro

O que fazemos?

Visa:

  •  Promover autonomia;
  •  Promover a reabilitação/ readaptação;
  •  Reintegrar pessoas idosas e cidadãos em situação de dependência;
  •  Reforçar a participação e co-responsabilização dos / familiares cuidados principal no processo de cuidados do doente.

 

Unidade de Longa Duração e Manutenção

  • É uma unidade de internamento, de caráter temporário ou permanente com prestação de apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças crónicas, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio.
  • Tem por finalidade proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida. 
  • É critério de admissão nesta unidade a não recuperação antes de 90 dias.

 

Enfermeiro Coordenador e Diretor Técnico

Luís Rodrigues

O meu nome é Luís Rodrigues, sou Enfermeiro Coordenador e Diretor Técnico da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro.

Coordeno também o Departamento de Saúde da Instituição.  

+351 279 341 275

(Chamada para a rede fixa nacional)

Estamos disponíveis para realizar atendimento online
via skype ou zoom mediante prévia marcação através do Balcão Digital.

Informações Pré-Candidatura

Pré-Candidatura

Se é na SCMM que deseja institucionalizar o seu familiar, saiba como deve proceder para iniciar o processo de candidatura.

Este inicia-se com uma pré-inscrição, que se destina ao estudo da situação sociofamiliar do candidato, bem como para informar e esclarecer sobre o regulamento interno, normas, princípios e valores da Misericórdia.

O candidato ou familiar, deve contactar a Diretor técnico da UCCI preferencialmente via telefone, email, e-balcão ou outros formulários disponíveis neste website e proceder à entrega dos documentos solicitados.

As inscrições são efetuadas pela própria pessoa candidata à ERPI, pelo seu representante ou por via institucional, sendo aceites durante todo o ano e sendo válidas durante 12 meses. Após esse período deve proceder-se á renovação da referida inscrição.

O processo de candidatura só estará concluído quando reunidos todos os documentos, tal como descritos no artigo nº9 do regulamento interno, que deve ser consultado no passo 1.

Documentação e passos. Pré-Candidatura

Passo 1 

Consulte os documentos abaixo indicados para para realizar uma pré-candidatura para o seu familiar na UCCI.

Passo 2 

Depois de reunir todos os documentos envie-os para o seguinte email:

 

Passo 3 

A diretora técnica irá entrar em contacto consigo para validar os documentos enviados.
Obrigado!

Quem vai cuidar de si?

Os Cuidados Continuados exigem um trabalho em equipa que integra vários grupos profissionais. Enquanto permanecer na Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração, várias pessoas vão estar envolvidas nos seus cuidados, contribuindo para o seu conforto e segurança.

A sua colaboração é fundamental para o sucesso do seu tratamento e recuperação.

Nestas Unidades, a equipa constituída por diferentes  profissionais, dá o seu melhor para cuidar de si e apoiá-lo com todo o seu saber e experiência.

  • Médico
  • Fisiatra
  • Enfermeiros
  • Assistente Social
  • Fisioterapeuta
  • Educação Física
  • Educadora Social
  • Psicólogo
  • Podologista
  • Nutricionista
  • Terapeuta da Fala
  • Apoio Espiritual
  • Trabalhador de Serviços Gerais
  • Cabeleireiro e Imagem
  • Administrativo
  • Rececionista

Médicos

Para além dos médicos da Unidade poderá ser observado pelo seu médico de família e/ou outras especialidades sempre que necessário.

Enfermagem

A Unidade dispõe de uma equipa de enfermagem que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O Enfermeiro desenvolve com a restante  equipa, consigo e com a sua família o plano de cuidados (Plano Individual de Intervenção)  com  objectivos orientados para as suas necessidades, em termos de:

  •  Prevenção;
  •  Recuperação;
  •  Reabilitação.

Vamos ajudá-lo a atingir e conservar o mais alto nível de saúde, bem estar e qualidade de vida.

 

Serviços

Serviço Social

A Assistente Social tem como função o apoio psicossocial do doente e família, bem como a articulação com os serviços internos e externos à unidade assegurando assim a ligação destes à Rede de Suporte informal e formal, assegurando o planeamento da alta.

Participa no acolhimento do doente e família, na elaboração do plano individual de intervenção e na preparação da continuidade dos cuidados.

Serviço Administrativo

Todos os procedimentos administrativos são tratados pelos funcionários administrativos.

Fisioterapia

A Fisioterapia tem como objetivo  principal  recuperar funções eventualmente perdidas.

Nestas Unidades de Cuidados Continuados vamos ter consultas médicas  de Fisiatria  e  diariamente  tratamentos de fisioterapia.

As excelentes condições que temos para lhe oferecer e a sua colaboração contribuirão para melhorar a sua qualidade de vida.

Outras informações:

Internamento

Se for Internado, deve trazer:

  •   O cartão de utente;
  •   Bilhete de Identidade;
  •   Cartão  de Benefeciário (S.Social, SAMS, ADSE, etc.);
  •   Cartão do Cidadão;
  •   Lista e medicamentos.

Vestuário e artigos de uso pessoal

  • Nas Unidades de Cuidados Continuados poderá usar a sua roupa de uso diário, assim como a usada para dormir ( camisas, pijama, roupão, chinelos)
  • Poderá trazer os seus artigos de higiene pessoal (escova de dentes, pasta de dentes, gel/espuma de barbear, lamina ou máquina de barbear, pente);
  • As suas roupas serão lavadas e arranjadas na Unidade;
  • Se tiver prótese dentária peça ao  enfermeiro uma caixa própria para a guardar. Não embrulhe em papel ou lenço para impedir que inadvertidamente possa ir com a roupa suja ou mesmo para o lixo;
  • Não traga objetos de valor para a Unidade.

Alimentação

O seu regime alimentar poderá fazer parte do seu tratamento, logo não deve receber nenhum alimento do exterior.

Colabore com o médico, enfermeiros e nutricionista.

As refeições são servidas no seguinte horário:

  • Pequeno Almoço – 9 horas
  • Almoço – 12 horas
  • Merenda  – 16 horas
  • Jantar – 19 horas
  • Ceia  – 22 horas

Sempre que puder, tome as suas refeições na sala de Refeições. É mais agradável para si e facilita o funcionamento da Unidade.

Os seus familiares poderão assistir e colaborar na sua refeição.

 

Horário das Visitas

Das 10h30 horas às 20h00.

  • Os seus familiares e amigos contribuirão para que se sinta mais acompanhado durante o internamento, proporcionando-lhes momentos agradáveis;
  • Poderá receber visitas todos os dias no horário previsto, podendo ser flexível quando se justificar;
  • A família e os amigos são importantes para si, mas o repouso também faz parte do seu tratamento;
  • Visitas em grande quantidade e barulhentas podem perturbá-lo a si e aos outros doentes.

Colabore connosco e peça às suas visitas que:

  • Sigam as instruções dos Enfermeiros e/ou outros profissionais em serviço;
  • Respeitem a sua privacidade e a do seu companheiro de quarto.

Direitos e Deveres dos Doentes?

Direitos dos doentes:

  •  O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana;
  •  O doente tem direito ao respeito pelas suas convicções culturais, filosóficas e religiosas;
  •  O doente tem direito a receber os cuidados apropriados ao seu estado de saúde, no âmbito dos cuidados preventivos, curativos, de reabilitação e terminais;
  •  O doente tem direito à prestação de cuidados continuados;
  •  O doente tem direito a ser informado acerca dos serviços de saúde existentes, suas competências e níveis de cuidados;
  •  O doente tem direito a ser informado sobre a sua situação de saúde.

Deveres dos Doentes:

  • O doente tem o dever de zelar pelo seu estado de saúde. Isto significa que deve procurar garantir o mais completo restabelecimento e também participar na promoção da própria saúde e da comunidade em que vive;
  • O doente tem o dever de fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias para obtenção de um correcto diagnóstico e adequado tratamento;
  • O doente tem o dever de respeitar os direitos dos outros doentes;
  • O doente tem o dever de colaborar com os profissionais de saúde, respeitando as indicações que lhe são recomendadas e, por si, livremente aceites;
  • O doente tem o dever de respeitar as regras de funcionamento dos serviços de saúde;
  • O doente tem o dever de utilizar os serviços de saúde de forma apropriada e de colaborar activamente na redução.

REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS

CIRCUITO DE INGRESSO NA REDE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS (RNCCI)

Acesso à Rede:

Se estiver internado num hospital do Serviço Nacional de Saúde
Contacte o serviço onde está internado ou a Equipa de Gestão de Altas (EGA) desse hospital.
A EGA do hospital onde o doente esteja internado, em situação de episódio agudo de doença,
é quem analisa a situação do doente. Se verificar que tem as condições necessárias para ser
encaminhado para a RNCCI, envia uma proposta de admissão à Equipa Coordenadora Local
da área de residência.

Se estiver em casa, num hospital privado ou noutras Instituições ou Estabelecimentos
Se estiver (ou conhecer alguém que esteja) em situação de dependência que precise de
cuidados continuados de saúde e/ou apoio social, deve contactar um médico, enfermeiro ou
assistente social do Centro de Saúde da área onde reside o doente. Uma equipa do Centro de
Saúde vai então avaliar a situação do doente. Se verificar que tem as condições necessárias
para ser encaminhado para a Rede, envia uma proposta de admissão à Equipa Coordenadora
Local da mesma área.
O doente e o cuidador (a pessoa que o assiste) estão envolvidos ao longo de todo este
processo.

Documentação

Pode consultar o documento original na secretaria da ERPI SJD

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NOTÍCIAS

VOZ DO CLIENTE

voz cliente - jose simoes - ucci
Tenho passado por dias muito difíceis, mas esta gente tem sempre uma palavra amiga.
José Simões
Unidade de Cuidados Continuados Integrados
voz cliente - jose teixeira - ucci
O serviço é muito bom... as colaboradoras também atenciosas. Não nos falta nada... Só saúde.
José Luíz Teixeira
Unidade de Cuidados Continuados Integrados
voz cliente - maria dias - ucci
Aqui sinto-me feliz. Consegui voltar a andar e não tarda, consigo voltar para minha casa
Maria Olívia Dias
Unidade de Cuidados Continuados Integrados
voz cliente - candida arminda - ucci
Já estive em muitos hospitais mas nenhum como este. São todos muito simpáticos comigo.
Cândida Arminda
Unidade de Cuidados Continuados Integrados
voz cliente - abel lopes gama - ucci
Eu só tenho a dizer bem... O quarto é grande, a comida é boa e as pessoas tratam-me bem
Abel Lopes Gama
Unidade de Cuidados Continuados Integrados

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