Hoje foi dia de regar os nossos morangos.
Atividade: “Conta-me um conto” – ERPI SJB
Iniciamos o dia com a companhia das crianças do pré-escolar, através de uma videochamada.
Os nossos utentes presentearam as crianças com a história “A Galinha dos Ovos de Ouro”.
“Dia Nacional do Teatro” – Pré-Escolar
No passado domingo, dia 27 de março, comemorou-se o Dia Mundial do Teatro.
No Pré-escolar, da Santa Casa da Misericórdia, este dia, foi comemorado a 28 de março, com um fantástico espetáculo de Teatro Portátil.
A interprete Isabel Fernandes Pinto, veio a este estabelecimento de educação Pré-Escolar para nos contar a “História de um Muro”. Esta história teve como tema os “Direitos Humanos e os Direitos da Criança”.
Sendo um tema de compreensão difícil, atendendo à realidade, as crianças respeitaram todos os momentos de silêncio, entreviram quando solicitados e compreenderam a mensagem transmitida.
Parabéns às 53 crianças presentes… demonstraram saber respeitar o próximo!
“Dia Nacional do Teatro” – Creche JLS
Para comemorar o Dia Nacional do teatro, convidamos, juntamente com o Pré-Escolar, o Projeto Faunas, a trazer o teatro até nós!
Quisemos promover o teatro junto das crianças e apreciar diferentes manifestações artísticas.
Vimos o espetáculo “Nascer”, com muita satisfação e atenção!
No final pudemos explorar também os objetos.
Foi muito divertido!
COMO ESTABELECER EMPATIA E CLAREZA NA COMUNICAÇÃO
As crianças são como esponjas e estão constantemente a absorver o mundo, através da forma como falamos, da maneira que agimos e das relações que estabelecemos.
Da minha experiência como Educadora de Infância, da Santa Casa da Misericórdia
de Mogadouro, posso afirmar que quando falo com as crianças ou com a criança em particular, e por algum motivo não consigo sustentar, com a minha postura, aquilo que comunico, elas ou ela, imediatamente percebe ou percebem essa incoerência!
Então é importante comunicar de forma sincera, com simplicidade, com clareza e alinhada com os meus sentimentos.
A comunicação verdadeira, abre espaço para processos de cura, alivia, acalma e possibilita o entendimento, a sintonia e o estabelecimento de afinidades. É evidente que existe uma necessidade básica nas nossas vidas que é o comunicar.
Temos a necessidade de partilhar vivencias, criar afinidade, ser ouvido, compreendido, assim como ser acolhido pelo outro. É essencial saber estabelecer empatia e clareza na comunicação com a criança.
Ser empático para perceber o que o outro quer transmitir, através da escuta atenta e da disponibilidade verdadeira, é imprescindível no processo de comunicação, para absorver o que o outro diz, mas também para perceber o sentimento que está por detrás dos gestos e, por vezes, das atitudes desafiadoras.
Quando conseguimos disponibilizar integralmente a nossa atenção para a criança, estando dispostos a ouvir sem julgamentos, preconceitos ou na defensiva, criamos vínculos de confiança e respeito com o outro. Ao perceber os nossos sentimentos, conseguimos ser mais empáticos e ajudamos a criança a ter mais clareza na
comunicação!

“Dia Nacional do Teatro” – Creche Familiar
Dia 27 de Março, comemorou-se o Dia Mundial do Teatro.
A Creche Familiar, hoje, participou no espetáculo do projeto Faunas com o teatro “Nascer” exibido no Pré Escolar da SCMM.
Foi um momento de socialização, e interação com a expressão dramática.
Dia Nacional do Dador de Sangue – A importância da doação de sangue
No dia 27 de março assinala-se o
dia Nacional do Dador de Sangue
. Esta data surge com a
finalidade de evidenciar a importância da doação de sangue e de homenagear todos os doadores de sangue.
A doação de sangue deve ser reconhecida pela população em geral como um ato social e
humano para com o outro. Reconhece-se em todo o Mundo a importância que o doador de
sangue tem para o tratamento de doentes com diferentes patologias.
Para a dádiva de sangue, pode faze-lo qualquer pessoa que apresente um bom estado de
saúde, sem hábitos de risco, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos de idade. Quando se trata da primeira dádiva de sangue, o limite máximo de
idade é 60 anos.
Existe em todos os concelhos um local próprio para a dádiva de sangue e todo o cidadão que
pretenda dar o seu contributo deve dirigir-se ao local, devidamente identificados e devem ser
cumpridos os seguintes requisitos: não deve estar em jejum nem no período da digestão e não
ter recebido transfusões de sangue desde 1980.
A dádiva de sangue não é um ato remunerado, mas que faz de nós pessoas mais solidárias com
quem precisa e pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três
meses pelos homens.
A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro apesar de não ter um papel ativo na doação de
sangue, muito incentiva os seus colaboradores e população em geral para a dádiva de sangue,
sempre com vista à solidariedade com o outro de forma à melhoria continua da saúde da população.
Dar sangue é ajudar o próximo e salvar vidas!

Atividade: “Os Netinhos” – ERPI Bruçó
Hoje foi dia de os meninos do pré- escolar visitarem virtualmente a ERPI Bruçó e os seus utentes.
Foi um momento muito bonito onde todos os meninos da sala verde nos deixaram uma mensagem acerca da paz e também fomos presenteados com umas pombas símbolo da paz.
“Dia Mundial da Árvore e da Floresta” – ERPI SJB
No passado dia 21 comemorou-se o Dia Mundial da Árvore e da Floresta e para assinalar o dia, nada melhor do que colocar as mãos na terra.
Fizemos os nossos canteiros e plantamos morangos.
“Dia Mundial da Poesia” – Pré-Escolar
No passado dia 22 de março o Pré – Escolar da SCMM, comemorou o “Dia Mundial da Poesia”, com uma visita à Biblioteca Municipal Trindade Coelho, pretendendo despertar nas crianças o gosto e o prazer da leitura, a partir da magia dos contos e da poesia, assim como valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
Inicialmente foi feita uma pequena e simples explicação relativa ao conceito de poesia, foram recitados alguns poemas e as crianças presentes foram convidadas a participar fazendo rimas com algumas palavras propostas.
No final foram distribuídos presentes e desta forma podemos afirmar que foi um momento poético único, divertido e sem dúvida muito educativo!
2ª Campanha de Angariação de Vestuário de Primavera
Este é o mês em que lançamos a 3ª Campanha de recolha de vestuário primaveril, para entregarmos a todos os que nos pedem apoio.
Avizinha-se a estação do ano em que a natureza floresce e o sol começa a visitar-nos mais vezes com mais calor. É desta forma que surge a
primavera: o desabrochar das flores, das
plantas, a vinda das andorinhas e das cegonhas, que precisamos de alegrar também o nosso
vestuário. Necessitamos de cores mais coloridas, tecidos menos quentes e calçado mais
adequado aos dias mais quentinhos. Desafiamos assim a população a doar aquelas peças de
roupa que estão no armário e que já não as veste há vários meses, ou anos… por vários motivos: não se identifica mais com elas, já experimentou vesti-las, mas não se sente confortável ou simplesmente porque se cansou de as usar.
Pode disponibilizar esse vestuário, calçado ou acessórios à Santa Casa da Misericórdia
de Mogadouro, para as entregar às famílias que mais apoio necessitam no nosso concelho.
Todas as semanas, nas terças e quintas feiras fazemos atendimento na Loja Sol, entregando
diversos artigos de homem, senhora e criança, para melhorarmos o conforto de quem mais
precisa.
Se pretende conhecer melhor o nosso serviço, contacte para o
279342847
e teremos
todo o gosto em esclarecer as suas dúvidas.
Fazemos também recolhas de artigos que
pretenda doar no seu domicílio, caso esteja impedido de se deslocar, nós chegaremos até si.




























































