
No dia 18 de junho, as crianças da Sala Rosa do Estabelecimento de Educação Pré-Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro realizaram uma visita muito especial à Escola do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Mogadouro.
Esta atividade, integrada no processo de transição para o ensino básico, foi cuidadosamente planeada com o objetivo de promover o contacto das crianças com o novo ambiente escolar, criando pontes entre ciclos educativos e fortalecendo a confiança das famílias e das crianças neste momento de mudança. A visita contou com momentos de acolhimento, visita às salas do 1.º ano, cantina e exploração dos espaços exteriores da escola.
Ao proporcionar uma vivência positiva e participada, esta iniciativa contribui para o desenvolvimento de sentimentos de pertença e segurança nas crianças, respeitando o seu ritmo e as orientações curriculares para a educação pré-escolar. A visita também reforça a articulação entre instituições educativas, promovendo uma transição gradual, coerente e afetiva, fatores reconhecidos como essenciais para o sucesso escolar e bem-estar das crianças.
A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas de Mogadouro, continuará a investir em práticas pedagógicas que respeitam o desenvolvimento integral da criança, assegurando que cada passo da sua jornada educativa seja vivido com confiança, alegria e significado.




