


As nossas utentes Balbina e D. Catarina completaram mais um ano de vida. Desejamos muita saúde e muitos anos de vida. – ERPI SJB



As nossas utentes Balbina e D. Catarina completaram mais um ano de vida. Desejamos muita saúde e muitos anos de vida. – ERPI SJB







A sardinhada do São João, na nossa ERPI é um evento alegre e tradicional. Este ano, as marchas populares foram realizadas com entusiasmo pelos utentes e colaboradoras, enchendo o ambiente de cor e música. A celebração fortaleceu os laços entre todos, criando momentos de felicidade e união.
Foi dia de festa e todos a festejar!
São João, nosso padroeiro querido,
Com colaboradoras e idosos a festejar,
Sardinha assada no prato servido,
No arraial vamos todos dançar.
As crianças da Sala Azul, fizeram uma visita à biblioteca para participar na Hora do Conto, evento este que marcou o encerramento do ciclo de atividades “Um Dia na Biblioteca” realizadas ao longo do ano letivo em parceria com a Biblioteca Municipal Trindade Coelho.
O tema das histórias escolhidas para o encerramento foi “O ciclo da vida” e “Os beijinhos”. No final da sessão, houve um momento de interação, onde as crianças puderam expressar as suas impressões e partilhar as partes favoritas das histórias.
Este ciclo de atividades com a “Temática Mensal” que decorreu ao longo do ano letivo foi um sucesso, proporcionando momentos de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.
Não adquiriram apenas novos conhecimentos, mas também desenvolveram habilidades sociais e criativas num ambiente rico e estimulante!
Para encerrar a quinzena de férias a solo do 2ª ciclo e ainda contagiados pela alegria das diversas aventuras de início de verão, o CATL viajou até à praia fluvial da Congida em Freixo de Espada à Cinta. Foi com grande entusiasmo e satisfação que partimos em mais uma aventura imaginando desde cedo as peripécias que poderíamos vivenciar durante a viagem. Contamos só que foi incrível!!
Agora é esperar pelas novas aventuras que este VERÃO DE 2024 nos irá trazer…
Na ERPI SJD, temos o compromisso de promover o bem-estar dos nossos utentes! Acreditamos que o cuidar vai para além da parte física e devemos cada vez mais maximizar a parte emocional. Promovemos momentos de fortalecimento dos laços afetivos, união e momentos de carinho entre os nossos utentes e os respetivos familiares.
Nos últimos anos e cada vez mais com maior frequência, recorremos às novas tecnologias, através das chamadas telefónicas e videochamadas, permitindo promover a aproximação, e sempre com o foco, no seu bem-estar, saúde física e emocional.





No Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, a equipa de enfermagem desempenha diversas funções essenciais para garantir o bem-estar e a saúde dos nossos utentes no conforto dos seus domicílios, nomeadamente com o compromisso de:
Avaliação da Saúde: avalia o estado de saúde do utente, incluindo sinais vitais, condições médicas e necessidades específicas.
Gestão de Tratamentos: é responsável por administrar medicamentos prescritos, realizar curativos, cuidar de feridas e monitorizar o progresso dos tratamentos médicos.
Educação e Orientação: fornece orientações sobre cuidados pessoais, medicamentos, dietas e outras práticas de autocuidado para o utente e para os seus familiares.
Suporte Emocional: além de cuidados físicos, oferece apoio emocional e incentivo ao paciente e à família, ajudando a lidar com as preocupações relacionadas à saúde.
Coordenação de Cuidados: trabalha em colaboração com outros profissionais e serviços de saúde, nomeadamente para realizar marcação de consultas e exames médicos.
Observação: observa e regista qualquer mudança no estado de saúde do utente, comunicando essas informações à equipa e ajusta os cuidados conforme necessário.
Em síntese, este compromisso e eficiência que a equipa de enfermagem desempenha, tem um papel fundamental no Serviço de Apoio Domiciliário, no qual melhora qualidade de vida, oferece cuidados personalizados, apoio emocional e monitorização constante para garantir que os utentes recebem os cuidados de que precisam sem sair de casa.




No sentido de cumprir o estipulado na lei e de preparar a equipa de colaboradores para atuarem de acordo com as medidas de auto proteção, perante eventuais sinistros, que possam afetar a segurança de utentes e colaboradores, realizámos o simulacro.
O delegado do Serviço Municipal da Proteção Civil de Mogadouro esteve presente e validou positivamente a forma como o simulacro decorreu.