Esta semana, no atelier Conta-me Como Foi, registamos as histórias das nossas utentes Adorinda Lopes e Elisa Rente.
Atividade: “Chá com Histórias” – ERPI Bruçó
Esta semana, no atelier Chá com Histórias, estivemos a ouvir provérbios, histórias e lendas do livro “Retalhos de uma vida”. Leituras que vão ao encontro dos gostos dos nossos utentes e que reavivam as suas memórias.
Atividade: “Ginasticamente” – ERPI Bruçó
Atividade: “Passeio Matinal” – ERPI Bruçó
Colorir o Mundo: “Unidos com África” – Pré-Escolar
Foi durante o mês de outubro e novembro que abordámos e trabalhámos a temática mensal: Vamos…Colorir o Mundo:” Unidos com a África. As principais características dos povos africanos são a musicalidade e suas danças compostas por diferentes ritmos e instrumentos. Os tambores, com seus sons, ocupam um lugar especial na história da África. Eles acompanham cerimónias de nascimento, morte, casamentos. Para os ancestrais, eles eram um meio de comunicação. Era por meio do som que as tribos se comunicavam, sinalizando reuniões, perigos e muito mais. Assim sendo, achámos interessante recriar o Tambor Africano em contexto de sala, todo ele elaborado com materiais de desperdício, levando as crianças a descobrir como as manifestações artísticas expressam a cultura e a entender as raízes culturais das práticas artísticas africanas. E o resultado foi fantástico!
Atividade: “Vamos Explorar África” – Pré-Escolar
Tal como consta no Plano Anual de Atividades durante os meses de abril e maio a temática mensal foi direcionada para o continente Africano. Os meninos da Sala Azul demonstram interesse e envolvimento pelo trabalho que desenvolvemos durante esta temática.
Atividade: “Contadores de Histórias” – ERPI SJB
No dia 28 de maio a Sala Azul do Pré-escolar da SCMM teve a honra de poder assistir via Zoom à hora do conto, com a Fábula da “Raposa e da Cegonha”.
Tivemos o privilegio de ouvir ler a utente Dona Helena da Resposta Social ERPI São João Baptista.
Esta foi uma forma de estarmos mais próximos (nem que seja virtualmente) de quem ainda não podemos visitar.
Fomos prendados pelos idosos com a hora do conto de onde ficou a moral da história “não faças aos outros o que não queres que te façam a ti”, mas também sabemos que alem de cantarmos uma canção e recitarmos uma poesia, também enchemos aqueles olhares de alegria.
Foi assim uma dádiva mútua.














































