Humanitude no cuidado ao idoso

É inquestionável o nosso dever para com a pessoa idosa, que à medida que ganha anos de vida vai somando, frequentemente, dificuldades acrescidas próprias do processo de envelhecimento. Não basta satisfazer as suas necessidades, importa fazê-lo de forma adequada a cada idoso respeitando a expressão identitária de cada um e contribuindo para a sua valorização enquanto ser humano rico de experiências, conhecimentos e saber-fazer. Estes são os princípios da metodologia Humanitude.

O Cuidado Humanitude assenta em 4 pilares fundamentais: o olhar, a palavra, o toque e a verticalidade. A conjugação destes elementos permite estabelecer uma ligação com o utente.

Este tema tem sido debatido na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de Bruçó de forma a que toda a equipa tome consciência da importância de olhar nos olhos do utente, falar docemente para a outra pessoa, mesmo que ela não nos responda, e, como parte essencial da comunicação favorecer o toque progressivo e de efetiva ligação com o utente. A par destas condições, deve ser promovida a verticalidade, contrariando a tendência de limitação motora e salvaguardando uma das principais características da espécie humana – andar sobre os dois pés e com postura ereta.

Na nossa ERPI damos sentido a esta metodologia através de procedimentos básicos que promovem toda a diferença no tratamento que é dado à pessoa idosa: bater à porta do quarto e pedir licença para entrar ou bater nos pés da cama e aguardar aceitação por parte do utente para a aproximação, chamar a pessoa como ela gosta de ser chamada, tocar e executar movimentos suaves anunciando cada gesto e descrevendo cada movimento que é feito, reforçando positivamente cada esforço da pessoas idosa, por mínimo que seja e agradecendo por ter participado naquele momento.

Divulgação da Atividade: “Outubro Rosa”

Divulgação da atividade: “OUTUBRO ROSA”

Nesta ação de sensibilização, pede-se a cada pessoa que queira assistir a esta atividade, para vestir uma peça cor-de-rosa.

Atividade: “Doce Dia” – CRECHE JLS

Hoje foi dia de mantermos a tradição, é hábito confecionarmos marmelada na nossa creche. Com esta atividade, trabalhamos também os sentidos: a visão, o olfato, o paladar e o tato. Entre novas experiências e explorações esteve muita brincadeira.

Agradecemos aos pais a colaboração prestada!!

Atividade: “Doces de Outrora” – ERPI SJD

Hoje foi dia de confecionar marmelada.

As clientes fizeram a prova da marmelada e adoraram.

Atividade: “Ginasticamente” – ERPI SJB

Realização de estimulação cognitiva, onde foram estimuladas diferentes funções executivas.

Atividade: “Movimento Sénior” – ERPI SJB

É muito bom começar o dia em movimento.

Depois da nossa caminhada matinal, logo a seguir temos a nossa aula de educação física.

Atividade: “Passeio Matinal” – ERPI SJD

O passeio matinal de hoje foi no interior e no exterior da instituição.

Os clientes aproveitaram para apanhar sol e meter a conversa em dia.

Atividade: “Confeção de Marmelada” – Pré-Escolar

A Confeção da Marmelada realizou- se no dia 22 de outubro no Pré-Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro com a colaboração de todos!

Como estamos no outono e o marmelo é um fruto característico desta época, exploramos o fruto e em contexto de sala, as crianças observaram com muita atenção e participaram ativamente   em todas as etapas da confeção do doce.

Houve também um momento musical onde os professores de Educação Musical Bruno Aliste e Filipe Teixeira, que mais uma vez nos acompanharam com alegria, diversão e o profissionalismo de sempre, com a canção do marmelo!

Quando a marmelada ficou fria todos puderam saboreá- la no lanche.

Hum…estava deliciosa! Ao fim do dia todas crianças levaram para casa um recipiente com marmelada, para partilharem com as famílias.

Agradecemos aos pais e/ou encarregados de educação, pela colaboração e disponibilidade em contribuir de forma generosa com os ingredientes necessários.

Atividade: “Chá com Histórias” – ERPI SJB

Hoje foi dia de chá com histórias e demos continuidade à leitura que tínhamos iniciado na sessão anterior : “Uma noite de serão à luz da candeia”.

Atividade: “Passeio Matinal” – ERPI SJB

Os nossos passeios matinais continuam, e estes últimos dias ainda aproveitamos o sol e o bom tempo para os fazer no exterior da instituição.

A importância da leitura na infância

A leitura de histórias para crianças e a exploração de livros têm para além da criação de relações afetivas, uma importante ferramenta na formação da identidade e interiorização de valores, além de ajudar a desenvolver a imaginação, capacidades cognitivas, a inteligência emocional, aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento do espirito crítico, enriquecendo a sua personalidade, promovendo a autonomia.

Sabia que nas crianças a aprendizagem sobre a escrita começa precocemente antes de qualquer ensino formal? Em idade pré-escolar?

A criança a partir do momento em que adquire a linguagem assume um papel central no seu próprio desenvolvimento, pois ela é ativa e participativa no mundo que a rodeia. Ela vai assim construindo o seu próprio conhecimento à medida que explora o meio em que vive. Tendo isto em conta, as atividades de leitura e escrita contextualizadas na realidade da criança constituem-se como atividades de extrema importância, pois permitem uma fonte de exploração e de tomada de consciência sobre as características do código escrito. Esta tomada de consciência surge assim que a criança inicia o contacto com a linguagem escrita.

A leitura de histórias permite ainda que as crianças se apercebam da orientação da escrita (da esquerda para a direita, e de cima para baixo) e das relações entre o oral e o escrito (quando o leitor aponta para o que está a ler). Por fim, a leitura de histórias facilita o reconhecimento das letras e dos sinais de pontuação, de uma forma integrada e contextualizada, e que faz todo o sentido.

Aqui no Pré-Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro vamos continuar a ler para as nossas crianças sempre….