Além do transporte e acompanhamento a consultas, transporte a serviços da comunidade e aquisição de bens os utentes do SAD Bruçó continuam a realizar actividades de estimulação cognitiva.
Atividade: “Tarde de Cinema” – ERPI SJD
Comemoração do Dia de São Martinho – UCCI
No dia de São Martinho foi dia de reviver memórias.
Para comemorar a data foi realizado o tradicional magusto.
Os utentes recitaram provérbios associados ao magusto e ao S. Martinho e partilharam memórias antigas.
Tanto há a aprender com a Educação Pré-Escolar!
É urgente reconhecer a importância da educação de infância!
O pré-escolar, ainda, não tem um currículo definido como nos restantes ciclos (felizmente!). É mais fácil? Pelo contrário, os educadores tornam-se verdadeiros observadores do grupo que têm à sua responsabilidade, estabelecem prioridades que tendem a responder às necessidades específicas de cada criança, tornando então o currículo único, específico de cada grupo, ou pelo menos assim deveria ser. Baseados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, reconhecem as potencialidades e os interesses de cada um, definindo um caminho a seguir, em que, educadores e crianças se tornam verdadeiros companheiros de aprendizagem, de caminho, de planificação, de ação e de avaliação. Tornam-se construtores e gestores de intenções extremamente ricas que valorizam, de forma holística cada um daqueles pequenos.
De facto, olhar para a educação pré-escolar é saber que se está para os alunos, para as crianças, é saber que se está disponível ao que nos dizem e ao que fazem, é saber que se está atento e desperto para cada provocação, para cada chamada de atenção. É tornar real o conceito, escuta ativa, valorizando toda a bagagem que carregam, o contexto em que estão e todo o percurso que vai sendo construído em prol de um interesse único, o aluno.
Devemos, cada vez mais, assumir práticas de envolvência, ligadas à emoção, à criação de relação entre seres humanos, à positividade, ao interesse e à curiosidade, ao saber estar e ao estarmos disponíveis para criarmos momentos autênticos de aprendizagem cooperada e não de aprendizagem autoritária.
As salas aprisionam as mentes, a curiosidade, o saber estar e o espírito crítico. As salas tornam-se verdadeiras clausuras abstraindo-se das aprendizagens além sala. Prefere-se o conhecimento teórico, abstraindo-se do facto de se ter uma geração prática, que vive o espaço exterior de um modo protegido e sem risco ou aventura. E tanto há lá fora para aprender, através da educação de infância e de qualquer outro ciclo.
Tanto há a aprender… quando a educação de infância reconhece o espaço exterior como mais um espaço de oportunidades, de conhecimentos, de vivências, de ousadias, de explorações e de aquisições fundamentais, de relação social, de se permitir que sejam crianças, agentes conhecedores e ativos do seu crescimento.
Se desvendassem um pouco da educação de infância, descobririam o que nos faz ousar e reconhecer a nossa necessidade de adequar a prática de forma constante, olhando para cada tema, para cada atividade, para cada desafio, de um modo articulado, flexível, em que nada é estanque, em que nada se torna um caminho de sentido único, mas sim, num emaranhado de caminhos, consoante os diferentes interesses.
Os educadores de infância não são heróis, não são os melhores, mas há uma garantia, há muito a aprender com eles. Assumimos práticas em que a flexibilidade, a articulação, a relação, a positividade, a afetividade, a individualidade, o interesse, a curiosidade, o espírito crítico se tornam fundamentais, em que a ousadia se vive, em que o desafio é constante, em que o respeito por cada um, é lei.
Há tanto a aprender com o pré-escolar… é um facto, não se fazem testes, mas tornam-se as aprendizagens que realizam momentos lúdicos, em que, a brincar, se adquirem conhecimentos específicos e complexos, mas mais do que atingir um resultado, valoriza-se sobretudo o caminho que percorreram!

Comemoração do Dia de São Martinho – ERPI SJD
Celebrámos a lenda de “São Martinho” com um magusto no exterior da nossa instituição, assando castanhas e provando o vinho.
O convívio/ lazer e o reviver de tradições fizeram parte da dinâmica deste dia.
Atividade: “Sons ComVida” – ERPI SJD
Atividade: “Ronda das Aldeias” – ERPI SJD
Para aproveitar o Verão de São Martinho 3 utentes da ERPI SJD foram passear até as suas aldeias (Vale de Porco e Figueira).
Caminhamos, apanhamos o ar vindo da Serra, fizemos uma oração ao São Cristóvão e ainda bebemos água da fonte.
No dia 14 de Novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Diabetes Mellitus é uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina (hormona reguladora de açúcar no sangue) suficiente, ou quando o corpo não pode utilizar eficazmente a insulina que produz. O que se traduz num aumento de glicose (açúcar) no sangue (hiperglicemia), que a longo prazo pode provocar diversas complicações no organismo.
Existem diversos tipos de diabetes, sendo os mais comuns: Diabetes Tipo 1, Diabetes Tipo 2 e Diabetes Gestacional.
As complicações da diabetes influenciam diretamente a qualidade de vida do paciente, uma vez que as suas consequências podem ser graves, pois pode lesionar o coração, os olhos, os nervos, os rins e a rede vascular, sobretudo a periférica.
De acordo com o Ministério da Saúde, a diabetes é uma das principais causas de mortalidade (27,4%) por problemas cardiovasculares em pessoas idosas.
Tendo em conta que a prevenção é o melhor caminho para não adquirir diabetes, na Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro incentivamos à prática de hábitos e estilos de vida saudáveis, tais como: oferecer uma alimentação saudável e equilibrada; controlo do peso, prevenindo a obesidade; incentivar a prática de exercício físico; avaliação da glicémia capilar (valores considerados normais em jejum: 70 mg/dl a 110 mg/dl) e controlo dos níveis de colesterol e da pressão arterial.
Tome nota: Ter um estilo de vida saudável é a melhor forma de prevenir a diabetes

Atividade: “Chá com Histórias” – ERPI SJD
Atividade: “Movimento Sénior” – ERPI SJD
Atividade: “Passeio Matinal” – ERPI SJD
Viva o Dia de São Martinho – Creche Familiar
Hoje de manhã, algumas crianças da Creche Familiar, participaram no magusto do pré escolar, para comemorar o São Martinho.
Promovemos com esta saída a socialização e interação com outras crianças e adultos.
Realizamos também, com a colaboração das crianças, uma coroa alusiva ao tema.




















































