“Lembranças de Páscoa” – ERPI SJD

Como estamos em época da Páscoa oferecemos um saquinho com amêndoas a todos os nossos utentes. 

“Presentes da Páscoa” – Creche Familiar

Para vivenciar a época festiva da Páscoa, as crianças da Creche Familiar, elaboraram um presente para levar para casa os ovos de chocolate.

“Época Festiva da Páscoa” – Creche JLS

Como é já hábito, nesta altura trabalhamos a Primavera e a época festiva da Páscoa, decoramos o espaço da nossa creche com motivos alusivos aos temas, aprendemos novas cores, exploramos texturas, ouvimos canções entre muitas coisas mais.
Hoje vamos mais docinhos!!

Decoramos um bonito ovo para levarmos os ovinhos de Páscoa para casa!

“Feliz Páscoa” – Creche JLS

Hoje para vivenciar a época festiva da Páscoa e manter a tradição, confecionamos com os mais pequenos o folar!

Uma manhã trabalhosa mas acima de tudo divertida e produtiva!!Deixamos um “cheirinho” do nosso folar.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a colaboração dos pais e desejar uma Feliz Páscoa a todas as famílias. 

Os Medos na Infância

O que é o medo?

Quem nunca sentiu as mãos a transpirar, o coração a bater depressa, a boca seca e um nó na

garganta?

Mesmo o mais corajoso já sentiu medo em algum momento da vida… O medo é uma reação

normal a uma ameaça (real ou imaginada). Ele nasce connosco e ajuda-nos a estar preparados

para o perigo.

A infância é a fase em que as manifestações do medo são mais evidentes, pois a criança está

aprendendo a lidar com suas emoções e nós aqui enquanto educadores(as) do Pré-Escolar da

Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro procuramos dar-lhes enfase enquanto trabalhamos

a sua parte emocional e mostrar-lhe que sentir medo é natural, todos nós já sentimos medo de

alguma coisa.

Podemos ajudar a prevenir os medos das crianças ensinando-as a terem cuidado, mas também

a confiarem que são capazes sem seremos demasiado protetores e mostrando que conseguem vencer os seus medos. Quando a criança mostrar medo, é importante que o adulto que a acompanha esteja calmo e que a ajude a acalmar-se. É importante que nesse momento não

fale sobre o que a criança está a sentir. Dar muita atenção ao que ela sente pode piorar a

situação.

Ajudamo-la a sentir menos medo falando-lhe com palavras ternas e dando-lhe abraços.

É importante fazê-la sentir que pode controlar o medo.

Ajudamos a criança que já é medrosa, tranquilizando-a e dando-lhe espaço para falar sobre os seus medos. Quando fala sobre os medos, estes perdem a sua dimensão assustadora.

É importante que respeite, ouça e principalmente não envergonhe a criança por ter medo.

Sabia que…

… o medo é uma reação normal e adaptativa a uma ameaça.

… o medo faz parte do processo de

desenvolvimento de uma criança.

… em cada idade há medos que são normais.

… só quando atingirem o período escolar é que as crianças conseguem distinguir o que é real do que é imaginado.

Devemos então mostrar à criança que estamos ao lado dela sempre que for necessário e sobretudo transmitir-lhe segurança.

Atividade: “Confeção dos Folares” – ERPI Bruçó

Para manter a tradição hoje na ERPI Bruçó confecionamos deliciosos folares.

“Visitas Familiares entre as ERPI’s” – ERPI SJB

E porque os laços afetivos e familiares ultrapassam diversas barreiras, hoje foi um dia muito especial para alguns dos nossos Utentes. Mãe e irmã da ERPI SJB foram visitar irmão e filho, à ERPI SJD.  

Atividade: “Confeção do Folar” – ERPI SJB

E como a Páscoa se está a aproximar hoje foi dia de confecionar os tradicionais folares de Páscoa, e para isso contamos com a preciosa ajuda de algumas utentes que muito bem sabem todas as técnicas para que os folares fiquem crescidos e saborosos. 

Atividade: “Artes e Ofícios” – ERPI SJB

A tarde de hoje foi dedicada à pintura de ovos da Páscoa.

Atividade: “Receitas da Avó” – ERPI SJB

Como se aproxima mais um aniversário, hoje confecionámos um delicioso bolo para surpreender o aniversariante!

Atividade: “Quinta da Avó” – ERPI SJB

Continuamos com as nossas plantações. Desta vez foi salsa, sálvia e cidreira.