Atividade: “Início do Ano Letivo” – Creche JLS

Bom ano letivo para todos!!

Cada ano letivo não é simplesmente repetir “tudo de novo”…cada ano é um novo ano, pois na creche tudo se renova!

Aos que transitaram de sala e aos que iniciam de novo, desejamos um ano pleno de muitas brincadeiras, muitas emoções, muitas descobertas…muitas aprendizagens, onde crescer seja uma felicidade!!

Sejam bem vindos!!

Atividade: “Sentidos Para o Mundo” – ERPI SJD

Na atividade sentidos para o mundo de o sentido trabalhado foi o tacto. 

“Passeio no Espelho d’Água” – ERPI SJB

Para aproveitar o fresco matinal, o nosso passeio hoje foi no Espelho de Água.

Vais mudar de escolinha, tens de (…) aprender a (…) escrever as letras…

Com o início do novo ano letivo surgem, também, as ansiedades de quem acompanha os pequenos.

As atividades começam a girar na preparação desta transição e, mesmo que não se

queira, há a necessidade de trabalhar as letras, os números, a adição e a subtração e, em alguns casos, até se aumenta o tempo de estar sentado, porque isso também é uma prioridade. Desta forma, ficam mais bem preparados para a transição, pois segundo dizem, passarão mais tempo sentados. Sem aparente razão, desconhecem-se as causas e continua-se a insistir numa prática alheia a interesses reais, numa prática destinada à preparação para esta importante transição.

Acabamos por criar uma instabilidade, enorme, no seio familiar, mesmo sem que assim percebamos. Aumentamos o grau de exigência em competências desnecessárias, em momentos desapropriados e completamente afastados daqueles que deveriam ser o nosso foco de aprendizagem.

Nós educadores de infância do pré -escolar da Santa Casa da Misericórdia de

Mogadouro estamos conscientes do modo como agimos, do modo como lidamos com tudo isto, da nossa sensibilidade de atuar e de exigir, de reconhecer a transição como um passo importante, mas não substituível dos interesses das crianças é, realmente, importante.

Mas, além de todas as competências adquiridas, não adquiridas, em aquisição, ou não observadas, além das preocupações escolares, uma coisa é certa, a passagem para o 1º ciclo é extremamente importante!

De facto, é, mesmo, importante. No entanto, não o podem fazer enquanto não

aprenderem a brincar. Não deveria ocorrer essa passagem até terem consolidado o

brincar. Mas hoje, prioriza-se a escolarização, reduz-se o tempo dedicado à infância e aumenta-se o tempo dedicado à vida adulta.

“Novena Nossa Sra. do Caminho” – ERPI SJD

É com muita devoção e emoção que os nossos Clientes têm assistido à novena da Nossa Senhora do Caminho.

Atividade: “Hora do Bailarico” – ERPI SJD

E como estamos em época de festa, o nosso bailarico foi na rua, de forma a proporcionar a oportunidade de expressão de emoções.

“Celebração da Eucaristia” – ERPI SJD

Celebração da eucaristia na capela da ERPI São João de Deus.

Atividade: “Sarau com Arte” – ERPI SJD

Hoje partilhamos jogos de outrora, proporcionando momentos de lazer e descontração. 

Atividade: “Artes e Ofícios” – ERPI SJD

As nossas Clientes estão a elaborar um lindo quadro, para colocar na parede da nossa sala.

Atividade: “Conta-me um Conto” – ERPI SJD

Hoje recebemos os meninos do CATL com muita alegria, para lhes contar um conto, proporcionando uma tarde muito divertida e afectiva.

Atividade: “Passeio Matinal” – ERPI SJB

Iniciamos o dia com a nossa caminhada matinal.

Atividade: “Movimento Sénior” – ERPI SJD

As aulas de ginástica são realizadas semanalmente, pelos nossos Clientes.