Todos nós já nascemos sentindo emoções, e começamos com as emoções primárias: alegria, medo, tristeza, aversão e a raiva.

As emoções são sensações físicas e emocionais provocadas por algum tipo de estimulo, que podem ser um sentimento ou acontecimento.

Situações de tristeza, felicidade, angustia, raiva…, são normais para qualquer ser humano e são importantes para o desenvolvimento cognitivo e socio emocional da criança.

Quando a criança não consegue lidar com o seu lado emocional desde cedo, tem maior tendência a desenvolver problemas como a ansiedade ou a depressão.

Saber identificar cada emoção e o que a levou a sentir aquilo é fundamental para que ela aprenda a lidar com cada uma delas. É importante referir que a principal missão ao educar uma criança é ajuda-la a entender a reconhecer cada emoção e que todos nós sentimos isso, é natural e faz parte da vida de todos nós.

Viver em sociedade torna-se mais fácil quando conseguimos entender e gerir as nossas emoções, pode ajudar-nos a solucionar conflitos, e isso acontece desde o Pré-Escolar.

Emoções reprimidas durante a infância formam adultos incapazes de lidar com os próprios sentimentos e também com as outras pessoas afetando o convívio social.

O autoconhecimento é sem duvida a base da inteligência emocional.

A inteligência emocional é pois a capacidade, que todos podemos desenvolver, de reconhecer as próprias emoções, compreender as dos outros e saber lidar com todas elas.

Nós aqui no Pré-Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro partilhamos da opinião de que quando desenvolvida durante a primeira infância a inteligência emocional ajuda a criar adultos com maior capacidade para ultrapassarem os desafios da vida pessoal e profissional com sucesso, mais motivados, mais resilientes e com relacionamentos mais felizes e saudáveis.

Vamos ter sempre presente que é fundamental VIVER e experimentar todo o tipo de emoções com a arte de saber viver.