
O Vínculo afetivo inicia-se com a mãe, ao longo da vida, vai auxiliando a formação de um ser humano mais solidário, autónomo e consciente das suas responsabilidades.
Ao iniciar a vida escolar, a criança cria laços de afeto com o seu educador/a, pois este/a passa a ser a sua referência na instituição de ensino e mediador/a das suas aprendizagens.
Os educadores/as da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, trabalham pela criação de vínculos afetivos positivos, com o objetivo de educar para a “SOLDARIEDADE”. Através desta prática pensamos que seja uma maneira de ter, no futuro, cidadãos mais humanos e cientes das suas responsabilidades com os outros.
Entendemos, que desde cedo, pais e educadores devem trazer este conceito para a vida da criança, como algo natural que deve ser praticado.
Sabendo nós que a partir dos 2 anos os pequenos já começam a consciencializar-se sobre o próximo, é o momento ideal para planificar ações que permitam a cooperação, a ajuda, o acompanhar, o defender, o preocupar-se com os problemas e dificuldades do outro, a procura de meios de ajuda, o auxiliar o próximo, o disponibilizar-se, o colocar-se no lugar do outro….
Pensamos, também, que a forma mais rápida de consolidar e promover este importante conceito será pelo exemplo, uma vez que as crianças tendem a copiar o que os adultos fazem.
Não espere um momento especial, como o Natal, para ser solidário. Ser solidário deve fazer parte da educação das crianças. Não estou a falar de ajudar grandes organizações, mas sim de olhar para o lado e VER o próximo, aquele que está ao nosso lado e apenas precisa de uma palavra de carinho, de alguém que acredite nele/a, para poder seguir em frente!
Isto é ser solidário!
