A criança quando nasce necessita de um sistema nervoso humano e condições concretas de

vida para que se desenvolva a todos os níveis.

Entre estes níveis surge a linguagem que,

segundo Sousa e Correia (1994), é um fator determinante no desenvolvimento humano. De facto, o ser humano utiliza a linguagem para comunicar,

exprimindo os seus sentimentos e emoções, organizando e reorganizando o pensamento.

Como tal, o ser humano nasce com particulares estruturas biológicas, características da

espécie humana, que o leva a adquirir a linguagem, naturalmente, quando exposto a

ambientes linguísticos.

Para quem trabalha em creche a linguagem é um assunto que não só a nós educadores nos

interessa muito, mas também aos pais. O recém-nascido presta atenção aos diferentes sons do

seu meio ambiente imediato. Inicia a compreensão da linguagem baseada na diferenciação do

tom de voz, mais do que nas próprias palavras.

Começa por explorar os livros adequados à sua idade, de tecido, plástico, papel e através da

observação vai balbuciando e produzindo sons. A diferença que faz um profissional de

educação é que conseguimos através da metodologia da observação, explorar os interesses

que a criança tem em cada faixa etária, e individualmente preparar a criança para um bom

desenvolvimento da linguagem.

Daí a importância de ler histórias e exploração das mesmas para as crianças com frequência, e

na Creche João Lopes e Creche Familiar isto é realizado. Em virtude dos factos mencionados

deixamos algumas referências, que resumem características evolutivas das crianças, segundo

cada faixa etária. Reagirá perante um som; Emitirá vocalizações variadas, Sons guturais;

Balbucios; Aumenta o conhecimento de palavras;

As suas expressões são compostas de frases

simples e com significado. Assim, a linguagem constrói-se, naturalmente, num processo

complexo, no qual a criança, através da interação com os outros tem mais desenvolvimento.

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