A criança quando nasce necessita de um sistema nervoso humano e condições concretas de
vida para que se desenvolva a todos os níveis.
Entre estes níveis surge a linguagem que,
segundo Sousa e Correia (1994), é um fator determinante no desenvolvimento humano. De facto, o ser humano utiliza a linguagem para comunicar,
exprimindo os seus sentimentos e emoções, organizando e reorganizando o pensamento.
Como tal, o ser humano nasce com particulares estruturas biológicas, características da
espécie humana, que o leva a adquirir a linguagem, naturalmente, quando exposto a
ambientes linguísticos.
Para quem trabalha em creche a linguagem é um assunto que não só a nós educadores nos
interessa muito, mas também aos pais. O recém-nascido presta atenção aos diferentes sons do
seu meio ambiente imediato. Inicia a compreensão da linguagem baseada na diferenciação do
tom de voz, mais do que nas próprias palavras.
Começa por explorar os livros adequados à sua idade, de tecido, plástico, papel e através da
observação vai balbuciando e produzindo sons. A diferença que faz um profissional de
educação é que conseguimos através da metodologia da observação, explorar os interesses
que a criança tem em cada faixa etária, e individualmente preparar a criança para um bom
desenvolvimento da linguagem.
Daí a importância de ler histórias e exploração das mesmas para as crianças com frequência, e
na Creche João Lopes e Creche Familiar isto é realizado. Em virtude dos factos mencionados
deixamos algumas referências, que resumem características evolutivas das crianças, segundo
cada faixa etária. Reagirá perante um som; Emitirá vocalizações variadas, Sons guturais;
Balbucios; Aumenta o conhecimento de palavras;
As suas expressões são compostas de frases
simples e com significado. Assim, a linguagem constrói-se, naturalmente, num processo
complexo, no qual a criança, através da interação com os outros tem mais desenvolvimento.