Senso de Responsabilidade Infantil
A missão de ser pai, mãe e educador é repleta de desafios, uma montanha russa de emoções com a finalidade de ajudar a cuidar de pequenos seres que são totalmente dependentes e prepará-los para serem adolescentes, e mais tarde adultos autónomos e felizes.
É na infância que as crianças aprendem a desenvolver os princípios da autonomia. Ensinar a desenvolver responsabilidade é um autentico desafio, pois se não for devidamente atingido os nossos pequenos seres podem tornar-se no estereótipo de “crianças mimadas” e ao longo do tempo desenvolver a crença que não têm obrigações. Torna-se ainda mais difícil para esses futuros adolescentes, que logo serão adultos, lidar com os desafios e as frustrações da vida.
Devemos saber ouvir, respeitar, demostrar confiança e ser tolerante. Estabelecer regras claras, impor limites e nunca ignorar as consequências quando as crianças/ jovens não cumprirem o combinado.
Desta forma o CATL compromete-se a envolver as crianças em diversas atividades de forma a ouvir e respeitar as crianças, mas também a estabelecer regras e impor limites.
Damos como exemplo destas atividades, o envolvimento na criação de planos de atividades, onde as crianças de modo ativo, elaboram um plano de atividades semanal tendo em atenção todos os recursos a serem utilizados.
Depois da diversão chega a hora da arrumação e todos participamos também na organização e limpeza do nosso cantinho.
Não existe uma formula única ou mágica para desenvolver a Responsabilidade, cada criança é única e deve ser tratada como tal, a chave para ensinar é o amor, o respeito e a persistência.