O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a indivíduos que se encontrem nos seus domicílios, tendo como objetivo promover a qualidade de vida dos utentes.

É imprescindível que para permanecer no domicílio sejam assegurados os cuidados necessários, sendo que muitas vezes a rede de apoio do utente não os consegue assegurar. Assim o SAD é um serviço que possibilita o alívio da família na realização de algumas tarefas, assegurando a satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária de pessoas que muitas vezes não dispõem de apoio familiar para o efeito.

A família continua a ser o principal pilar no cuidado direto aos idosos, todavia, é necessário ter em conta que mesmo a família que coabita com o idoso, muitas vezes não consegue suportar sozinha a prestação dos cuidados. Deste modo, o SAD pretende sobretudo alivar a família na tarefa do cuidar, sendo que esta relação de proximidade com o idoso, leva a que o SAD seja assumido pelos nossos utentes como uma segunda família.

O impacto da intervenção do SAD é reconhecido pelos familiares e utentes, visto que de acordo com a sua situação de perda de autonomia e em casos de ausência ou insuficiência de retaguarda familiar, necessitam do apoio domiciliário por um período de tempo transitório ou continuado.

Todas as equipas de trabalho encontram-se preparadas para promover e manter a qualidade de vida dos idosos, permitindo muitas vezes que os familiares consigam conciliar as tarefas do cuidar com as suas obrigações e necessidades profissionais e pessoais.

O SAD é assim um serviço valorizado pela população idosa, visto que se encontra presente 365 dias por ano, assegurando os mais diversos serviços, e mantendo uma relação de proximidade e presença diária com os nossos utentes.

Recommended Posts