
A alimentação é um dos fatores mais importantes da nossa saúde e, nos primeiros anos de vida, tem uma importância ainda maior. A alimentação na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.
Após o nascimento e durante os primeiros meses de vida a alimentação única e
adequada para a criança deverá ser o leite materno, que protege contra infeções e
garante todos os nutrientes necessários. A evidência científica tem demonstrado
benefícios para a saúde com o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros 6
meses de vida. A partir desta idade é necessário diversificar a alimentação.
A diversificação alimentar consiste na passagem de uma alimentação exclusivamente de leite, para uma alimentação semissólida e, posteriormente, sólida. Esta diversificação alimentar deverá ter início entre os 5/6 meses, altura em que a criança começa a ter capacidade para mastigar, deglutir e digerir outros alimentos além do leite. Por outro lado, a experiência com novos alimentos desenvolve o gosto por novos sabores e novas texturas o que leva também a uma alimentação saudável.
Esta diversificação alimentar também é feita na Creche João Lopes da Silva onde o
nosso trabalho com a alimentação é mais do que o simples ato de comer, proporcionamos às crianças o conhecerem sabores, cores, texturas, cheiros…aprendem a sentar à mesa e usar a colher de forma correta, incentivamos a autonomia.
Com o passar do tempo e com a prática diária ajudamos os mais pequenos
a criar uma vida alimentar saudável.
