“O milagre da Natureza” – Pré-Escolar

A Natureza é constantemente referida de um modo abstrato e na sua maioria não é vivida. Não é suficiente desenhar ou pintar árvores, falar sobre as mesmas ou ver nos livros o que fazer para proteger, semear, cuidar e colher. É fundamental que as crianças tenham contacto com a água, as folhas, a terra, as sementes, aprendendo e sentindo com as suas mãos o que é a natureza.

É preciso que as crianças tenham tempo para os três prazeres básicos: o prazer das sensações, o prazer do sentir o movimento e o prazer da contemplação. Foi o que hoje aconteceu na horta pedagógica da sala rosa… logo pela manhã, fomos em grupo comtemplar a “Nossa Horta”, e qual não foi o nosso espanto quando vimos que as frágeis sementinhas que semeamos no dia 20 de abril, já estão a aparecer com forma de caule e folha… foi um viva de admiração e alegria. Tudo isto é resultado de muito carinho, amor, dedicação e confiança no futuro!

 

Viva a Natureza!

Atividade: “Sentidos para o Mundo” – ERPI Bruçó

Atividade de estimação sensorial onde o tacto foi o sentido que esteve em destaque.

Atividade: “Mãos na Terra” – UCCI

Uma manhã em contacto com a natureza e com as mãos na terra.

“Plantar é Desenvolvimento Pessoal” – Pré-Escolar

Na Primavera as tarefas na horta não param. É tempo de arregaçar as mangas e pôr mãos à obra. Em vez de punir crianças porque se sujam, por que não as “castigamos” com Natureza? Ver crescer o que plantamos, cuidar e colher, leva a criança a intender a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e as suas formas de vida, contribuindo para desenvolver atitudes de respeito e de preservação. O trabalho desenvolvido pelas crianças da sala rosa, no dia 20 de abril, contribuiu para aprofundar e consolidar conhecimento sobre a importância de proporcionar aprendizagens pela ação. Contribuindo para um maior conhecimento do mundo e privilegiando uma aprendizagem ativa. Esta temática, muito ligada ao meio ambiente, permitiu a exploração da terra, de plantas e sementes, entre outras atividades muito importantes e significativas para as crianças, como o espirito de cooperação e o trabalho em equipa.

Certa de que voltaremos a partilhar experiencias,

Até breve!

Atividade: “Conta-me como Foi” – ERPI SJD

Hoje o atelier ” Conta-me como foi” foi a duplicar. Foi a partilha de histórias/receitas de antigamente entre clientes.

Atividade: “Conta-me como Foi” – ERPI Bruçó

Relembrar tradições gastronómicas da nossa região e o saber-fazer de quem encheu muito fumeiro.

Atividade: “Ginasticamente” – ERPI Bruçó

Atividades de estimação cognitiva com os utentes da ERPI Bruçó.