Hoje celebrou-se a “Eucaristia” semanal com o nosso Pároco Nelson.
Atividade: “Preparação para o Natal” – ERPI SJB
Atividade: “Ginasticamente” – SAD Bruçó
Além do transporte e acompanhamento a consultas, transporte a serviços da comunidade e aquisição de bens os utentes do SAD Bruçó continuam a realizar actividades de estimulação cognitiva.
Atividade: “Tarde de Cinema” – ERPI SJD
Comemoração do Dia de São Martinho – UCCI
No dia de São Martinho foi dia de reviver memórias.
Para comemorar a data foi realizado o tradicional magusto.
Os utentes recitaram provérbios associados ao magusto e ao S. Martinho e partilharam memórias antigas.
Comemoração do Dia de São Martinho – ERPI SJD
Celebrámos a lenda de “São Martinho” com um magusto no exterior da nossa instituição, assando castanhas e provando o vinho.
O convívio/ lazer e o reviver de tradições fizeram parte da dinâmica deste dia.
Atividade: “Sons ComVida” – ERPI SJD
Atividade: “Ronda das Aldeias” – ERPI SJD
Para aproveitar o Verão de São Martinho 3 utentes da ERPI SJD foram passear até as suas aldeias (Vale de Porco e Figueira).
Caminhamos, apanhamos o ar vindo da Serra, fizemos uma oração ao São Cristóvão e ainda bebemos água da fonte.
No dia 14 de Novembro comemora-se o Dia Mundial da Diabetes
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Diabetes Mellitus é uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina (hormona reguladora de açúcar no sangue) suficiente, ou quando o corpo não pode utilizar eficazmente a insulina que produz. O que se traduz num aumento de glicose (açúcar) no sangue (hiperglicemia), que a longo prazo pode provocar diversas complicações no organismo.
Existem diversos tipos de diabetes, sendo os mais comuns: Diabetes Tipo 1, Diabetes Tipo 2 e Diabetes Gestacional.
As complicações da diabetes influenciam diretamente a qualidade de vida do paciente, uma vez que as suas consequências podem ser graves, pois pode lesionar o coração, os olhos, os nervos, os rins e a rede vascular, sobretudo a periférica.
De acordo com o Ministério da Saúde, a diabetes é uma das principais causas de mortalidade (27,4%) por problemas cardiovasculares em pessoas idosas.
Tendo em conta que a prevenção é o melhor caminho para não adquirir diabetes, na Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro incentivamos à prática de hábitos e estilos de vida saudáveis, tais como: oferecer uma alimentação saudável e equilibrada; controlo do peso, prevenindo a obesidade; incentivar a prática de exercício físico; avaliação da glicémia capilar (valores considerados normais em jejum: 70 mg/dl a 110 mg/dl) e controlo dos níveis de colesterol e da pressão arterial.
Tome nota: Ter um estilo de vida saudável é a melhor forma de prevenir a diabetes























































