Durante a semana passada um grupo de jovens universitários fez uma missão intitulada de “Missão País 2024” em Mogadouro, tendo também passado pela ERPI SJB. Munidos de entusiasmo e empenho, estes jovens dedicaram o seu tempo para fazer a diferença nas vidas dos nossos utentes. Durante a missão, os jovens desenvolveram uma série de atividades, com os idosos, tais como jogos de mesa, pinturas, ginástica, participação na Eucaristia semanal entre outras.
A interação afetuosa entre os missionários e os moradores da ERPI criou uma atmosfera de calor humano e inclusão.
Atividade: “Dia de Feira” – ERPI SJD
Atividade: “Festejo do Entrudo” – ERPI SJB
Atividade: “Contadores de Histórias” – UCCI
Na UCCI foi dia de contar histórias populares às crianças da creche João Lopes da Silva. Uma atividade intergeracional que promove a empatia e combate o isolamento social. No decorrer da atividade foi proporcionado um ambiente enriquecedor e descontraído, fortalecendo os laços comunitários e proporcionando momentos de alegria para todos os envolvidos.
Horário Fevereiro – Loja Sol
Horário Fevereiro
Durante o mês de Fevereiro, a loja Sol estará aberta para o receber:
– das 14h00 às 18h00, às terças-feiras.
Se pretende doar bens e contribuir para esta nobre causa, pode contactar connosco para o número de telefone 279342847 e dar-lhe-emos a informação que necessita.
Venha conhecer a Loja Sol na Rua Santa Margarida nº 7, em Mogadouro junto ao café Copacabana.
Contamos consigo, conte connosco!

“Celebração do Dia São Valentim” – Pré-Escolar
No dia 14 de fevereiro, o Pré-Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, celebrou o Dia de São Valentim, com a distribuição de pagelas pela comunidade, as quais com mensagens sobre os temas trabalhados em contexto de sala, nomeadamente o amor, amizade e os afetos.
A importância da celebração desta data, surge pelos valores associados a este dia e que devem fazer parte da educação das nossas crianças, para o seu crescimento e formação.
Atividade: “Manhã com Música” – Creche JLS
Foi a vez da sala do berçário receber as Missionárias, que com ternura entraram e encantaram os mais pequeninos, cantaram e tocaram músicas com suaves melodias. Foi uma manhã de muita alegria.
Conhece a história da Silvita? – Pré-Escolar SCMM
Era uma vez uma jovem de 18 anos que ingressou no ensino superior, no curso de Direito.
Este era o objetivo? Sim, mas será que era o meu objetivo?…
Um ano e meio depois percebi que a infelicidade se tinha apoderado de mim e tive a coragem de mudar tudo. Regressei à minha terra natal, Mogadouro, e abracei a profissão dos meus pais.
Contudo a minha missão aguardava-me. Sem eu estar à espera a ideia de ser educadora de Infância tornou-se o meu grande objetivo. Ingressei novamente no ensino superior e passado 4 anos estava licenciada.
Foi então que surgiu o estágio. Estagiei no local onde ainda hoje exerço, e já lá vão 25 anos. Foi neste momento, no momento em que ingressei no estágio que tudo se clarificou. Este foi o momento em que todo o meu percurso fez sentido. Este era o meu lugar e esta a minha missão. O meu interesse absoluto pela profissão tem feito com que dia após dia me supere enquanto pessoa e profissional. Aprender faz parte do processo.
Quando me formei a prática preferencial era a transmissiva. Aquando da minha prática no terreno depressa percebi que este não era o caminho. Precisava de encontrar fundamento para aquilo em que acreditava. Desta forma, as formações sempre foram e são fundamentais para poder proporcionar o melhor às crianças com as quais tenho o privilégio de me cruzar. Este meu percurso e claramente as crianças tornam-me necessariamente diferente. Posso hoje dizer e com orgulho, que sou uma educadora construtivista. Há tantas formas de aprender… A vida é uma aprendizagem eterna e por isso aqui fica o meu compromisso de continuar a aprender. Sempre! Se vale a pena?
Como dizia Fernando Pessoa “Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena!”
Prelim pim pim a história chega ao fim….






“Celebração da Eucaristia” – ERPI SJB
Assinalamos a quarta-feira de cinzas, com a celebração da Eucaristia celebrada pelo Sr. Padre Nelson e pelo Sr. Padre Avelino.
Para tornar a Eucaristia mais bonita contamos com o coro dos jovens universitários da “Missão País 2024”.
Atividade: “Tardes Culturais” – ERPI SJB
Foi dia de visualizar mais um documentário. Desta vez e como estávamos acompanhados pelos jovens universitários que fazem parte da “Missão País 2024” além do documentário planeado, visualizamos também um documentário sobre a Missão.
Atividade: “Caminhadas Matinais” – ERPI SJB
“Celebração do Dia de S. Valentim” – Creche JLS
Festejou-se na creche o dia do amor, da amizade e do carinho! Começamos logo pela manhã com a distribuição de calorosos abraços e beijinhos com as nossas Missionárias que estão a prestar serviço voluntário na creche. Ficamos todos contagiados por este nobre sentimento e fomos para a rua a distribuir pela comunidade pajelas alusivas a este dia. Não faltou alegria, beijinhos, abraços e sorrisos rasgados.





















































