Estamos sempre em movimento, e hoje foi mais um dia cheio de exercício físico. Primeiro fizemos o aquecimento com uma caminhada, e em seguida realizamos a aula de educação física.
Atividade: “Passeio Matinal” – ERPI SJB
Atividade: “Confeção de Marmelada” – ERPI SJB
Estamos no Outono e o marmelo é um fruto característico desta época. Para aproveitar este delicioso fruto, confecionamos marmelada. Esta atividade iniciou-se logo pela manhã e prolongou-se para a tarde. Mais uma atividade aliciante para os nossos utentes, pois a satisfação e entusiasmo era evidente nos seus rostos.
Festejo de Aniversário de Utente – ERPI SJD
Foi a vez de celebrar o aniversário da cliente Maria Lurdes Malta que completa hoje 78 primaveras.
Participação social das pessoas idosas
O envelhecimento deve ser um processo no qual os idosos devem assegurar o seu bem-estar, e, por conseguinte, uma boa qualidade de vida, sendo que a qual poderá muito bem passar pela sua participação social e interação com os outros. Esta participação ativa contribui também para a manutenção da sua vida social.
Neste sentido, existem respostas sociais, como é o caso do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), que são essenciais para promover a autonomia e a participação social dos idosos. É notável o aumento de pessoas seniores integradas no SAD que se encontram disponíveis para a participação em atividades de caráter social, pois sentem que melhora o seu bem-estar, e atenua os níveis de solidão.
O facto de os nossos idosos viverem em meios rurais, que por vezes se encontram muito isolados, leva a que não exista relação de convivência com a comunidade ou familiares. Deste modo, o facto de o SAD proporcionar atividades e convívios entre os utentes beneficiários desta resposta social, leva assim à promoção da autonomia e integração com o meio envolvente, através de atividades cívicas e sociais, de modo a dar qualidade ao tempo.
Através do SAD, os nossos idosos podem ter um maior nível de interação social através da realização de atividades sócio recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com o objetivo de promover a participação ativa dos idosos. Estas atividades assentam sobretudo em atividades de lazer, e na comemoração de dias festivos, como por exemplo o Dia do Idoso, Festa de Natal, Magusto, Dia dos Fiéis, Dia de São João, entre muitos outros, estimulando assim a interação do idoso com a comunidade e com a própria instituição.
*A fotografia alusiva a esta temática é anterior à pandemia covid-19

“Visualização Cerimónias de Fátima” – UCCI
Atividade: “Arte com Sabedoria” – UCCI
O Sr. António Garnacho colaborou na realização dos trabalhos manuais alusivos ao outono para a decoração das instalações.
O utente ficou muito satisfeito com o resultado final, pois viu o seu trabalho valorizado.
Atividade: “Chá com Histórias” – UCCI
Atividade: “Ginasticamente” – UCCI
Esta semana no atelier “Ginasticamente” foram realizadas atividades de estimulação cognitiva dos domínios da linguagem. Os utentes fizeram treino pela evocação de imagens com diferentes espécies de animais.











































