No dia 18-11-2022 comemora-se o Dia Europeu dos Antibióticos, com o intuito de promover uma utilização equilibrada destes medicamentos e informar os cidadãos sobre os riscos da automedicação. Pretende-se alertar para o aumento preocupante da resistência aos antibióticos que é observado em toda a Europa e promover o consumo consciente e seguro dos mesmos.

Embora a compra de antibióticos careça de prescrição, Portugal ainda regista vendas de cerca 9 milhões de embalagens de antibióticos sem qualquer prescrição. Os dados mais recentes confirmam que o número de doentes infetados por bactérias resistentes está a aumentar na União Europeia e que a resistência aos antibióticos constitui uma grave ameaça para a saúde pública. O uso prudente dos antibióticos pode ajudar a impedir o desenvolvimento destas bactérias resistentes e a manter os antibióticos eficazes para o uso das gerações futuras.

Use os antibióticos de forma responsável e apenas quando prescritos pelo seu médico. Neste caso deve:

– Tomar o antibiótico exatamente como prescrito;

– Não guardar antibióticos para usar mais tarde;

– Nunca utilizar antibióticos guardados de tratamentos anteriores;

– Nunca partilhar antibióticos com outras pessoas.

A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro em parceria com o serviço de PPCira (Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos) fornece mensalmente, dados acerca dos utentes que consomem antibióticos, ou seja, é preenchido um questionário com a identificação do utente, o tipo de infeção, a origem de infeção, o tipo de prescrição, o tipo de terapêutica e o anti-infecioso selecionado, bem como a dosagem, a frequência, a via de administração e a duração do tratamento.

Recommended Posts