Momentos de Vida – ERPI SJB

Olá 👋

Hoje, quando olho para trás e reflito sobre a minha vida, não posso deixar de me sentir grata por estar aqui, neste lugar a que agora chamo de lar. Mas nem sempre foi assim. Há alguns meses atrás, encontrava-me depressiva.

Foi um período difícil, tanto para mim como para a minha família. Sentia-me afastada, isolada e sem esperança. Então, juntos tomamos a decisão de procurar ajuda e explorar novas possibilidades e foi aí que cheguei a esta Estrutura Residencial para Pessoas Idosas São João Baptista, um lugar cheio de calor humano e cuidados.

No início, confesso que estava apreensiva. Tudo era desconhecido e diferente, mas a equipa acolheu-me de braços abertos, com alegria e compreensão. Foi traçado um PLANO DE ATIVIDADES, adaptado às minhas necessidades e interesses, e lentamente comecei a sentir-me mais próxima de mim mesma e dos outros.

As primeiras semanas foram desafiadoras, mas gradualmente comecei a notar mudanças dentro de mim. A educação física ajudou-me a libertar tensões e a reencontrar o prazer no movimento. A hidroginástica trouxe-me uma sensação de leveza e renovação, enquanto as caminhadas na natureza despertaram em mim um novo gosto pela vida, a arte da culinária tornou-se uma terapia para a minha alma, permitindo-me expressar-me através dos sabores e aromas que crio. A música e a dança tornaram-se uma fonte de alegria e conexão com os outros utentes, enquanto que as atividades de expressão plástica deram-me a liberdade de explorar a minha criatividade de uma forma totalmente nova.

Um dia, enquanto participava numa missa temática na nossa acolhedora Igreja da Misericórdia, percebi algo incrível: estava a ganhar novamente gosto pela vida. O sorriso que se formou nos meus lábios foi genuíno, refletindo a gratidão e a esperança que agora sinto.

Já me levaram a visitar a minha aldeia. Os meus vizinhos e amigos ficaram tão felizes por me verem tão bem! 🫂

Hoje posso dizer que encontrei um novo propósito, uma nova alegria e uma nova família nesta instituição. Agora sei que estou no caminho certo, amparada pelo amor e cuidados daqueles que me rodeiam. Continuo a participar em muitas outras atividades, mas acima de tudo recomecei a viver!

Recommended Posts