Desvendar o código secreto – ERPI SJD
Para comunicar de forma efetiva com o seu familiar que já se encontra institucionalizado numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), é fundamental, desde o início, trabalhar no fortalecimento de laços afetivos. Ao longo dos momentos de partilha, a comunicação deve ser realizada de forma bilateral, clara e direta. Devemos manter uma escuta ativa, ouvindo atentamente e transmitindo a nossa presença, de forma a valorizar o seu discurso.
Existem hábitos que se podem tornar rotinas, de forma a promover e facilitar a comunicação, tais como as visitas regulares, pois nada substitui a presença física e o calor humano, bem como a possibilidade de participar em atividades dentro da ERPI ou programadas pela mesma, facilitando a comunicação entre ambos e dando oportunidade para a partilha de sentimentos e pensamentos mais reprimidos.
E, não menos importante, devem proporcionar-se momentos de comunicação, para que o Utente se sinta ouvido e seguro para falar de assuntos mais sérios, que de outra forma não faria.
Na ERPI SJD, diariamente, procuramos promover não apenas o cuidado físico, mas também o bem-estar emocional. Proporcionamos um ambiente calmo e reservado, que contribua para que a comunicação seja efetiva, enriquecendo a vida dos utentes e fortalecendo os laços familiares. Juntos, construímos um ambiente onde o afeto e a comunicação são a base do nosso cuidado.