Ao longo do mês de junho trabalhamos com os utentes na preparação e celebração das Festas dos Santos Populares. Com uma grande tradição no festejo do São João, a Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro sempre acarinhou este santo, que dá nome a várias respostas sociais desta instituição.
Na ERPI de Bruçó festejamos o São João com entusiasmo! Não fosse esta uma festa do povo, que a Igreja católica cristianizou, com muitas tradições e símbolos associados às colheitas agrícolas. Para além disso, temos utentes que viveram muitos anos em zonas onde o São João “é rei” e essa memória está bem presente nas suas vivências e identidades.
Os nossos utentes ajudaram a fazer a decoração do espaço, nas sessões de trabalhos manuais, que permitiu o manuseamento de vários materiais usados na elaboração dos objetos de decoração, desde bandeirinhas, fitas, fardos, roupa e acessórios, etc.
Tudo foi pensado de acordo com as preferências e as vivências dos nossos utentes, para que esta não fosse só mais uma festa, mas um momento de partilha e cumplicidade entre utentes e destes com a equipa que aqui presta serviço. Assim, fizemos uma recolha de quadras alusivas à data, pois os nossos utentes são sempre generosos a partilhar as suas memórias e saberes. Agradecemos às utentes Julieta Ferreira, Adorinda Castro e Elisa Rente por cantarem cada quadra, à sua maneira:
Ai São João para ver as moças
Ai fez uma fonte de prata
Ai as moças não vão à fonte
Ai são João todo se mata.
Ai repenica, repenica, repenica,
O são João a suar em bica.
E repenica e torna a repenicar,
São João em bica a suar.
Se fores ao São João
Traz-me um São Joaozinho,
Se não houver lá grande
Traz-me um pequenino.
Neste momento decorrem obras de melhoramento na nossa ERPI, razão pela qual estamos limitados no espaço para realizar este convívio. A nossa solução foi utilizar o alpendre da entrada principal para aí realizar o baile de São João. Decoramos o espaço com apreço, reutilizando alguns dos elementos decorativos de outras festas e atividades e construímos novos adereços. Apesar de pequenino, o alpendre ficou muito bonito e aprazível para as nossas tardes e lanches no exterior. Até a sardinha sabe melhor assim!
Um muito obrigada a toda a comunidade de Bruçó que nos doou alguns dos itens utilizados na decoração do espaço.
Viva o São João!