Voluntariado

O Voluntariado, segundo o artigo 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro, é o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.

Não são abrangidas pela presente Lei as actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.

O Voluntariado da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro (SCMM) centra-se essencialmente em actos de solidariedade para com os idosos. Traduz-se num conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas, pelas diversas pessoas do concelho e de forma desinteressada.

Neste momento, a SCMM pretende alargar o seu voluntariado até às camadas mais jovens, ou seja, desenvolver projectos de voluntariado Jovem em diversas áreas como o apoio a idosos, a crianças, desporto, entre outros, com o intuito de fortalecer as relações intergeracionais.

 

OUTRAS NOTÍCIAS NOTÍCIAS