“Parabéns! Hoje é o teu dia!” – ERPI SJD

Celebração dos aniversários do mês de março.

Parabéns!

Atividade: “Um dia na Biblioteca” – Pré-Escolar

O nosso dia iniciou-se com uma visita à Biblioteca Municipal Trindade Coelho para assistir à hora do conto, desta vez com a temática da “Autoestima”.
Ouvimos a história “As fadas falam-nos de autoestima” focada sobretudo em temas como a aceitação, a diversidade e o amor – próprio.
Houve grande envolvência por parte das crianças, ao demonstrarem interesse e participação. Foram também convidadas a partilharem o que fazia delas únicas e especiais e houve partilhas extraordinárias.
Esta visita não só nutriu a imaginação das crianças, mas também fortaleceu certamente a sua autoestima, lembrando-lhes de que são únicas, especiais e dignas de
amor exatamente como são.

“Comemoração Dia Livro Infantil” – Pré-Escolar

Celebramos o “Dia Internacional do Livro Infantil” com entusiasmo e alegria, mergulhando nas páginas coloridas e cheias de imaginação que abrem as portas para mundos fantásticos. Uma atividade especial brilhou: a “Roda da Leitura”. Crianças de todas as idades reuniram-se em círculo, ansiosas para embarcar em aventuras literárias. Risos ecoaram, expressões de surpresa e encantamento iluminaram os rostos das crianças, enquanto mergulhavam num universo de sonhos e possibilidades. Foi um dia especial, onde a paixão pela leitura foi celebrada e cultivada, inspirando os pequenos leitores a explorarem novos mundos através das palavras.

“Comemoração Dia Livro Infantil” – Creche JLS

São várias as vezes que contamos histórias, lemos livros … mas hoje quisemos lembrar este dia com o objetivo principal; incentivar o gosto pela leitura desde tenra idade. A leitura e manuseamento de livros na criança proporciona muitos benefícios no seu desenvolvimento.

Uma criança de cada sala, trouxe de casa um livro e ajudou a contar a história. 

“Comemoração Dia do Livro Infantil” – Creche F

Comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil, e para despertar o interesse pela leitura e reconhecer a importância e utilidade dos livros, pedimos a colaboração aos pais para as crianças levarem o seu livro preferido para casa da ama.

Atividade: “As Férias no CATL ” – CATL

Quando as aulas terminam e as férias começam, é uma alegria para todas as crianças e uma bela dor de cabeça para os pais que não podem estar de férias com elas.
O que fazer então? O CATL da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro tem a solução. Das 8:30 às 20:00, seja Natal, Páscoa ou as tão esperadas férias grandes de Verão, esta resposta social, oferece uma variedade de atividades lúdicas e pedagógicas. Com o objetivo de proporcionar uma ocupação criativa e educativa, a equipa do CATL planeia visitas culturais, idas às piscinas, caminhadas, gincanas, convívios entre as várias respostas sociais, quer da infância quer da terceira idade, dinâmicas de grupo, promovendo assim o caminho para a autonomia e a criação de entreajuda entre os mais novos e os mais velhos. As Férias do CATL são uma oportunidade preciosa para as crianças desfrutarem do seu tempo livre, explorarem a sua criatividade e desenvolverem-se através do brincar.

“Oferta de Amêndoas da Páscoa” – ERPI SJB

Nesta Páscoa, na ERPI SJB, partilhamos Amêndoas com carinho com todos os utentes. Que este gesto adoce os seus dias com alegria e esperança.

“Comemoração Dia Mundial do Teatro” – SJB

No Dia Mundial do Teatro, as crianças do CATL encantaram os utentes da ERPI São João Baptista com a peça “O Zé das Moscas”. A atividade intergeracional promoveu laços afetivos entre gerações, reforçando o valor da arte e da convivência.

Atividade: “Jogos Tradicionais” – ERPI SJB

Na ERPI SJB, os jogos de mesa são mais que diversão, são laços que unem utentes, criando momentos de alegria e partilha inesquecíveis.

Atividade: “Caminhada Matinal” – ERPI SJB

Chegou a Primavera e com ela o bom tempo. Aproveitamos o sol com as nossas caminhadas ao ar livre, revigorando corpo e mente. Cada passo é uma dose de vitamina D e bem-estar.

Conheçam a História da Anita

Conhecem a história da Anita?

Educadora de Infância desde 1995 até hoje…

Esta jornada começou na bela ilha da Madeira, onde tive a oportunidade de iniciar a minha carreira e adquirir uma preciosa experiência nos primeiros dois anos de trabalho.

Ao longo dos últimos 28 anos, tenho tido o privilégio de dedicar a minha carreira à educação de crianças em idade pré-escolar, enquanto educadora de infância. Posteriormente, decidi aprofundar os meus conhecimentos e habilidades na área do ensino especial, ao realizar uma pós-graduação nesse domínio. Esta especialização permitiu-me compreender de forma mais profunda as necessidades e potencialidades de cada criança, proporcionando-me ferramentas e estratégias para oferecer um ensino mais inclusivo e adaptado às suas necessidades individuais. Há mais de duas décadas atrás, escolhi continuar o meu percurso profissional no Pré-Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, onde tenho tido a oportunidade de aplicar os meus conhecimentos e a minha paixão pela educação, trabalhando em estreita colaboração com as crianças, famílias e comunidade escolar. Ao longo dos anos, tenho procurado constantemente desenvolver-me e adaptar-me às mudanças no panorama educativo, mantendo-me atualizada sobre as melhores práticas e abordagens pedagógicas. A minha experiência tem sido enriquecedora e desafiante, e sinto-me grata por ter tido a oportunidade de fazer parte do crescimento e desenvolvimento de tantas crianças, ao longo destes anos.

Estou confiante de que o meu percurso profissional na área da educação de infância e do ensino especial, continuará a ser marcado pela dedicação, compromisso e amor pelo ensino.

Senso de Responsabilidade Infantil

Senso de Responsabilidade Infantil

A missão de ser pai, mãe e educador é repleta de desafios, uma montanha russa de emoções com a finalidade de ajudar a cuidar de pequenos seres que são totalmente dependentes e prepará-los para serem adolescentes, e mais tarde adultos autónomos e felizes.

É na infância que as crianças aprendem a desenvolver os princípios da autonomia. Ensinar a desenvolver responsabilidade é um autentico desafio, pois se não for devidamente atingido os nossos pequenos seres podem tornar-se no estereótipo de “crianças mimadas” e ao longo do tempo desenvolver a crença que não têm obrigações. Torna-se ainda mais difícil para esses futuros adolescentes, que logo serão adultos, lidar com os desafios e as frustrações da vida.

Devemos saber ouvir, respeitar, demostrar confiança e ser tolerante. Estabelecer regras claras, impor limites e nunca ignorar as consequências quando as crianças/ jovens não cumprirem o combinado.

Desta forma o CATL compromete-se a envolver as crianças em diversas atividades de forma a ouvir e respeitar as crianças, mas também a estabelecer regras e impor limites.

Damos como exemplo destas atividades, o envolvimento na criação de planos de atividades, onde as crianças de modo ativo, elaboram um plano de atividades semanal tendo em atenção todos os recursos a serem utilizados.

Depois da diversão chega a hora da arrumação e todos participamos também na organização e limpeza do nosso cantinho.

Não existe uma formula única ou mágica para desenvolver a Responsabilidade, cada criança é única e deve ser tratada como tal, a chave para ensinar é o amor, o respeito e a persistência.