Nos dias atuais, existe uma preocupação crescente relativamente ao envelhecimento, deste modo, são muitas as práticas neste âmbito junto da população idosa, a fim de contribuir para a manutenção das suas capacidades, mantendo o idoso ativo após a entrada na reforma. Estas práticas têm ainda como objetivo atenuar sentimentos de tristeza e solidão, sendo que o envelhecimento ativo deve permitir ao idoso, apesar das suas vulnerabilidades, permanecer autónomo, produtivo e um membro ativo na sociedade.

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), procura perceber os aspetos positivos desta fase do envelhecimento, de modo a proporcionar aos nossos idosos um compromisso ativo com a vida. Neste sentido, procuramos ir ao encontro das necessidades, ambições e capacidades dos nossos utentes, de modo a incentivá-los a participarem na sociedade, e consequentemente, a manterem-se ativos.

O facto de muitos dos nossos utentes do SAD serem pessoas idosas que vivem sós, leva-nos a criar práticas participativas e integradoras, tais como atividades de estimulação cognitiva, sensorial e auditiva, atividade física, atividades socioculturais, comemoração de dias festivos, passeios ao exterior, jogos tradicionais, entre outros.

O nosso objetivo passa assim por proporcionar um envelhecimento ativo e saudável aos nossos idosos, incentivando e proporcionando a possibilidade de poderem participar na vida social, sem terem de sair do seu meio habitual de vida.