O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), surge como um apoio indispensável na vida dos idosos, visto que lhes possibilita a manutenção no seu domicilio. Para tal, é assegurada a realização das principais tarefas, nas quais se encontram incluídas os

cuidados de higiene pessoal, bem como a higiene da habitação/tratamento de roupas.

Os cuidados de higiene pessoal são prestados por duas equipas compostas por duas colaboradoras cada equipa, que se dirigem à casa do utente duas vezes por dia

durante os 7 dias da semana. Estes cuidados passam por tarefas como é o caso do banho completo, banho no leito, higiene intima, ajudar a vestir, transferência da cama para a

cadeira (e vice-versa), mudança de fralda, corte da barba e unhas, hidratação da pele, higiene oral …

A higiene pessoal previne assim o surgimento de infeções e feridas, sendo que os profissionais que prestam estes cuidados desenvolvem-nos respeitando sempre a intimidade e privacidade de cada utente.

Já os cuidados de higiene habitacional são prestados duas vezes por semana,

sendo este um serviço que consiste na limpeza e arrumação da habitação, bem como

pelo tratamento de roupas. As tarefas desenvolvidas pelas equipas da higiene habitacional passam por higienizar e arrumar os espaços de maior permanência dos

utentes, tais como a cozinha, quarto e casa de banho. Este serviço passa por varrer, aspirar, limpar o pó/bancadas/vidros, lavar sanitários/azulejos/eletrodomésticos (…)

arejar a casa, deitar o lixo fora, mudar e repor peças de roupa como por exemplo toalhas

e roupa da cama.

No que toca ao tratamento de roupa, após o término da higiene habitacional, as equipas recolhem as peças de vestuário sujas, bem como a roupa da cama do utente, as

quais passam por um processo de lavagem, secagem e engomagem na lavandaria da SCMM.

Estes são alguns de vários serviços que se podem usufruir através do serviço de SAD!

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