
O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), tem como grande objetivo melhorar a
qualidade de vida dos nossos idosos, quer seja em meio rural, quer seja em meio
urbano.
Sendo o SAD um serviço que contempla o acompanhamento dos nossos idosos a
consultas médicas, à compra de medicação, à compra de bens de primeira necessidade, à deslocação a entidades da comunidade, atividades de animação e lazer, apoio
psicossocial, cuidados de imagem (cabeleireira ao domicílio), enfermagem (enfermeira ao domicílio), cuidados de higiene pessoal e habitacional, refeições, entre outras… leva a que seja possível manter a qualidade de vida dos idosos nas suas habitações, retardando assim a institucionalização.
Os nossos idosos que residem em meios rurais, e consequentemente com pouca
povoação, por vezes com escassez de recursos, e tendo ainda em conta o afastamento geográfico que limita as deslocações, leva a que também recorram aos nossos serviços de SAD para que as suas necessidades neste âmbito possam ser satisfeitas.
Porém, é necessário ter em conta que esta realidade acontece também nos meios
urbanos.
Apesar de nestes meios existir uma maior diversidade de recursos, é notória a
necessidade de recorrerem ao SAD, para que se possam sentir mais acompanhados, e possam também ver satisfeitas as suas necessidades.
A ideia de que envelhecer em meio rural é diferente da de envelhecer em meio
urbano, não é assim tão linear, pois os idosos mostram ter as mesmas necessidades quer num meio quer noutro. O SAD visa assim ir de encontro às necessidades dos nossos idosos, de modo a lhes puder proporcionar uma melhor qualidade de vida e um maior bem-estar, aos quais têm direito, quer seja o meio onde os mesmos se encontrem.
