A ideia de viver no conforto do próprio domicílio é algo com que todos os indivíduos ambicionam, sendo que à medida que vamos envelhecendo, esta ideia torna-se cada vez mais relevante. Envelhecer de forma feliz é algo importante e essencial, sendo que este envelhecimento deve ser seguro, ativo e confortável.

Envelhecer no conforto do lar permite que os idosos mantenham o seu quotidiano, porém é necessário que o idoso mantenha a satisfação das suas necessidades. Neste sentido, o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) assume-se como uma resposta social capaz de garantir serviços e cuidados, que facilitem a continuidade do idoso na sua residência.

O SAD constitui-se assim uma resposta social, a qual permite que os idosos possam permanecer no seu domicílio, e, por conseguinte, no seu ambiente familiar. O SAD é um serviço que permite o reforço da autonomia, de modo a proporcionar ao idoso a permanência no lar, assegurando condições de dignidade e de segurança. Este tipo de serviço permite assim retardar ou até mesmo impedir a institucionalização do idoso, permitindo-lhe que permanece no seu meio envolvente, contribuindo para a manutenção das suas redes de relacionamento, nomeadamente com a família, amigos, vizinhos…

Os cuidados domiciliários são vistos como uma alternativa ao internamento, indo de encontro às necessidades dos idosos, a fim de que os mesmos possam manter a capacidade de cuidarem de si próprios, bem como maximizando os níveis de independência, junto dos que lhe são mais próximos.

Esta prestação de cuidados personalizados e individualizados permite assegurar de forma temporária ou permanente a satisfação das necessidades básicas diárias dos idosos, de modo que o idoso mantenha a privacidade e conforto do seu lar, juntamente dos seus pertences, quotidianos, vizinhos e familiares.

Recommended Posts