Segundo as Orientações Curriculares para o ensino pré-escolar (OCEP 2016), o desenvolvimento e aprendizagem da criança ocorrem num contexto de interação social, em que a criança desempenha um papel dinâmico. Desde o nascimento, as crianças são detentoras de um enorme potencial de energia, de uma curiosidade natural para compreender e dar sentido ao mundo que as rodeia, sendo competentes nas relações e interações com os outros e abertas ao que é novo e diferente.

Pelo Decreto-Lei n.º 240/2001, de 30 de agosto, foi definido o perfil geral de desempenho profissional do educador de infância. No âmbito do conhecimento do mundo, define este Decreto Lei que o educador de infância: estimula, nas crianças, a curiosidade e a capacidade de identificar características das vertentes natural e social da realidade envolvente.

Porém, sabemos também que a criatividade das crianças vai lentamente desaparecendo ao adquirirem responsabilidades, receberem uma educação formal e se alimentarem com doses diárias de “vida adulta”. Sem querer, os adultos vão minando a criatividade da criança ao censurar o seu comportamento e criticá-la, o que provoca baixa autoestima, insegurança, medo de se expor.

No Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, o segredo é deixar a criança explorar!

Para que a criança🧸 seja capaz de formar amizades, saber comunicar, saber negociar, resolver problemas, partilhar, expressar emoções, de reconhecer emoções nos outros, de empatia, de responder de forma adequada às emoções, é necessário que o desenvolvimento social e emocional tenha sido permitido e estimulado por pais e educadores.

É importante que as crianças caiam, arranhem os joelhos, rastejem, caminhem descalças, brinquem na areia, sujem as mãos e as roupas, que lutem, que se abracem, que se toquem, que corram, que se molhem na chuva, que molhem as mangas da camisola quando vão à casa de banho, que se dispam, que se vistão e se calcem nem que seja ao contrário, que subam os muros, que façam xixi na rua, que inventem brinquedos e formas de brincar.🪁

Só desta forma, vamos conseguir que as crianças de hoje, amanhã, sejam adultas mais seguros na tomada de decisões, com maior senso criativo na resolução de problemas e realizados em vez de frustrados.

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