Mas afinal o que é a meditação?

Meditar é praticar técnicas especificas que ajudam a focar a atenção num único ponto,

com o objetivo de alcançar clareza mental, emocional e desenvolver o

autoconhecimento.

A meditação ajuda a criança a encontrar dentro de si mesma o equilíbrio interno e externo através de estratégias de relaxamento. O ritmo de vida acelerado tem, atualmente, impactos na infância e de variadas formas pode resultar em situações

prejudiciais ao seu desenvolvimento saudável.

O ato de meditar tem um papel fundamental para minimizar esses impactos, pois tem diversas vantagens.

Desde logo, permite melhorar a saúde mental e emocional, permite trabalhar a autoestima, melhorar o rendimento escolar, assim como atenuar problemas relacionados com a hiperatividade défice de atenção e outros distúrbios psicocomportamentais, tem impactos a longo prazo, é uma terapia natural desenvolve a criatividade e aumenta o bem-estar da criança.

Por esta razão, a meditação é vista como um excelente apoio na educação os diferentes tipos de relaxamento vão sendo adaptados à infância, nomeadamente no meio escolar.

Em Portugal, esta começa a ser uma realidade praticada em muitos Jardins de Infância escolas, colégios….

Aqui no Pré-Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro também usamos práticas de relaxamento que vão plantando a semente em cada criança e que a longo prazo vão permitindo que seja mais fácil terem um melhor autoconhecimento permitindo-lhes enfrentar certos problemas de forma mais positiva. O stress a ansiedade e o medo podem ser mais bem controlados.

Esse autocontrolo permitir-lhes-á, ao longo da vida, ter um maior sentimento de bem-estar consigo próprios.

Recommended Posts