A leitura de histórias para crianças e a exploração de livros têm para além da criação de relações afetivas, uma importante ferramenta na formação da identidade e interiorização de valores, além de ajudar a desenvolver a imaginação, capacidades cognitivas, a inteligência emocional, aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento do espirito crítico, enriquecendo a sua personalidade, promovendo a autonomia.

Sabia que nas crianças a aprendizagem sobre a escrita começa precocemente antes de qualquer ensino formal? Em idade pré-escolar?

A criança a partir do momento em que adquire a linguagem assume um papel central no seu próprio desenvolvimento, pois ela é ativa e participativa no mundo que a rodeia. Ela vai assim construindo o seu próprio conhecimento à medida que explora o meio em que vive. Tendo isto em conta, as atividades de leitura e escrita contextualizadas na realidade da criança constituem-se como atividades de extrema importância, pois permitem uma fonte de exploração e de tomada de consciência sobre as características do código escrito. Esta tomada de consciência surge assim que a criança inicia o contacto com a linguagem escrita.

A leitura de histórias permite ainda que as crianças se apercebam da orientação da escrita (da esquerda para a direita, e de cima para baixo) e das relações entre o oral e o escrito (quando o leitor aponta para o que está a ler). Por fim, a leitura de histórias facilita o reconhecimento das letras e dos sinais de pontuação, de uma forma integrada e contextualizada, e que faz todo o sentido.

Aqui no Pré-Escolar da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro vamos continuar a ler para as nossas crianças sempre….

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