Misericórdia de Mogadouro: Tradição, Musicalidade e Comunidade

Tradição de Cantar os Reis mantém-se viva: Municípios organizam encontros para preservar o costume dos Reis e incentivar a produção musical

O distrito de Bragança está apostado em não deixar morrer a tradição das Janeiras e em alguns municípios realizam-se encontros para Cantar os Reis, que ano após ano, se têm revelado um sucesso.

Em Miranda do Douro juntaram-se oito grupos no mesmo palco, nomeadamente da sede de concelho e aldeias anexas, bem como de freguesias como Póvoa, Sendim e Palaçoulo. O grupo de Duas Igrejas estava previsto, mas acabou por não comparecer, por motivo de doença de alguns elementos. Ao todo foram entoadas 27 canções, a maioria delas do cancioneiro tradicional mirandês.

Também em Alfândega da Fé se reviveu a tradição, com a edição de 2011 do Encontro de Cantares dos Reis, que se traduziu na reconstituição de dois grupos que estavam extintos, nomeadamente o Grupo ORFF e o do Grupo de Cantares de Alfândega da Fé.

O encontro também contou com a participação do Grupo de Cantares de Carrazeda de Ansiães, Grupos de Sambade, Vilar Chão, Parada e Amigos de Alfândega.

Já em Mogadouro a iniciativa partiu da Santa Casa da Misericórdia, que proporcionou um dia diferente aos utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Ao logo da tarde, muitos dos jovens de outros tempos mostraram os seus dotes artísticos, num espectáculo que também contou com as actuações da Banda de Música dos Bombeiros de Mogadouro e do Rancho Folclórico de Mogadouro.

Em Macedo de Cavaleiros a animação esteve a cargo de 14 grupos musicais oriundos de associações e de juntas de freguesia do concelho.

Este ano, Vinhais não será palco do Encontro de Cantadores de Reis, já que esta iniciativa passa a de dois em dois anos. No entanto, a música está presente noutras iniciativas. Por exemplo, no passado dia 22 de Dezembro realizou-se uma audição de Natal com a Escola Municipal de Música de Vinhais, onde 40 jovens músicos e cantores apresentaram um repertório alusivo à época, desde as sonoridades tradicionais às musicas pop que marcaram várias épocas.

Fonte: http://www.jornalnordeste.com

No comment yet, add your voice below!