Dia do Idoso

Como vou envelhecer? Qual será o meu papel na sociedade quando tiver 60, 70, 80 anos?

O conceito de envelhecimento ativo assenta na ideia de valorização da idade, nos diferentes domínios da vida como no trabalho, em casa ou na comunidade. Esta postura promove uma sociedade mais aberta e com maior facilidade de aceitar as mudanças decorrentes da idade.

2012 Ano Europeu do Envelhecimento e da Solidariedade Intergeracional, vem trazer um conjunto de ideias e práticas que encaram o envelhecer não como um acontecimento mas como um processo que ocorre ao longo da vida.

Cooperação entre gerações, ajuste de competências de acordo com as capacidades ou limitações da pessoa, reforço do diálogo, criando uma sociedade estruturante nesta fase da vida, através da sinergia criada entre gerações, proporcionando um envelhecimento saudável devolvendo qualidade de vida no próprio habitat da pessoa idosa.

Enquanto instituição que presta cuidados à “nova e velha geração” assumimos o compromisso de continuar a trabalhar, reconhecendo o potencial que advém da diversidade de idades, histórias de vida e experiências de todas as pessoas, ousando construir todos os dias uma sociedade melhor para TODAS AS IDADES.

ENVELHECER É MESMO A ÚNICA FORMA DE CONTINUARMOS VIVOS…

Cátia Garrido

O Parlamento Europeu e a Comissão Europeia declararam 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações, para “promover uma cultura de envelhecimento ativo na Europa, convocando valores europeus como a solidariedade, a não discriminação, a independência, a participação, a dignidade, o cuidado e a auto-realização das pessoas idosas”.

Ano Europeu do Envelhecimento Ativo

No comment yet, add your voice below!