Jardim de Infância: Intenções Educativas para o ano letivo 2009/2010

O contexto institucional de educação pré-escolar deve organizar-se como um ambiente facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. (…) Esta organização diz respeito às condições de interacção entre os diferentes intervenientes – entre crianças, entre crianças e adultos e entre adultos – e à gestão de recursos humanos e materiais. (…)ME (1997): Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.

Lisboa: ME/DEB

 

Intenções Educativas para o ano lectivo  2009/2010

 

  • Será nosso papel mobilizar,e promover nas crianças atitudes e valores que lhes permitam tornarem-se cidadãs conscientes e solidárias,
  • Construção de uma Escola que contribua para a promoção do sucesso educativo;
  • A formação integral do aluno; a igualdade de oportunidades de sucesso escolar; a criação de condições para a prática de pedagogias ativas;
  • O desenvolvimento de ações que facilitem e incrementem a participação dos pais e encarregados de educação na vida escolar; a promoção de atitudes e valores ligados à cidadania e a hábitos de vida saudáveis;
  • O aumento da articulação de saberes de modo inter(trans)disciplinar;convívios intergeracionais.
  • A valorização da ação educativa na sala de aula;
  • O estabelecimento de parcerias com entidades locais, públicas ou privadas, no sentido de rentabilizar recursos e esforços que garantam uma melhor e mais eficaz prestação de serviço educativo.

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