Dia Mundial do Meio Ambiente – Pré-Escolar

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. É um evento anual que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.

Assim, hoje dia 04 de junho, é o momento ideal para trazer a discussão sobre os impactos negativos das ações dos seres humanos, para a sala de atividades. A poluição, a destruição do habitat de diversas espécies, a desflorestação, a rejeição inadequada do lixo, a falta de locais de recolha seletiva e reciclagem de materiais, o desperdício de água, foram temas abordados de diversas formas, na escola, com o objetivo de contribuir para a consciencialização ambiental das crianças e da comunidade educativa.

As atividades foram realizadas aliando a teoria à prática. Cortaram-se cuidadosamente os ramos das árvores que estavam a interromper a passagem e fizeram-se coroas para os príncipes e princesas da floresta, como forma de mostrar que podemos criar os nossos próprios brinquedos; construíram-se ecopontos; fez-se distribuição seletiva dos lixos; visitaram-se os ecopontos junto à escola; fez-se recolha de lixo no parque exterior; tratou-se da horta e colheu-se alface para o almoço, para que as crianças entendam o processo de crescimento das plantas e se conectem com a natureza e por último fez-se distribuição de sementes, para que as crianças possam dar continuidade ao trabalho realizado na escola em suas casas e com as suas famílias e desta forma serem um meio de transmissão e consciencialização desta temática.

Deste modo queremos alertar, consciencializar e responsabilizar cada um em particular para a importância das suas ações no dia a dia.

São as pequenas atitudes que podem mudar o mundo!

Preserve!

OUTRAS NOTÍCIAS NOTÍCIAS