Dados Estatísticos e Caracterização da UCCI

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados é constituída por um conjunto de unidades de saúde que prestam cuidados continuados, através de uma equipa inter e multidisciplinar a pessoas que deles necessitem. Esta tem como objectivo a reabilitação, readaptação e reintegração social. Neste contexto, a nossa unidade tende tanto quanto possível corresponder à filosofia desta tipologia de serviços, os quais dão resposta às necessidades de saúde e sociais.

Os cuidados a prestar baseiam-se num conjunto de intervenções sequenciais de saúde e sociais, decorrentes de um planeamento conjunto que visa a recuperação global do indivíduo, tendo em conta um processo de apoio social e terapêutico proactivo e contínuo que melhora a qualidade de vida das pessoas. Esta resposta, constitui uma mais-valia para o concelho, uma vez que prestamos serviços de proximidade com qualidade e suporte adequados.

A maioria dos doentes que recebemos apresentam um mau estado geral, com elevada limitação funcional, sofrem de síndrome de imobilização, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória, insuficiência renal, fractura de colo do fémur, doentes oncológicos e úlceras de pressão múltiplas.

A Unidade está  em funcionamento desde do dia 19 de Maio de 2008 e dispõe de 24 camas. Tem como histórico o registo de 106 doentes, estando 24 em regime de internamento. Dos 82 doentes aqui internados anteriormente 33 tiveram alta, 16 tiveram alta por agudização 23 faleceram e 10 foram transferidos (pedido de aproximação à área de residência), sendo a média de internamento de 90 dias. Mensalmente apresentamos uma taxa de internamento perto dos 100%. Este número torna-se tanto mais importante quando sabemos que os utentes que acolhemos são totalmente dependentes para a satisfação de todas as suas necessidades básicas, 24 horas por dia, sete dias por semana. Porém, apesar de toda esta exigência diária, a Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, orgulha-se de ter uma Unidade que presta cuidados de saúde e sociais de excelência. Esta realidade não é por nós assumida de forma egocêntrica, uma vez que já foi formalmente e objectivamente comprovada através de entidades externas credíveis (auditorias).

Estando esta unidade vocacionada para a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos doentes e suas famílias, é imprescindível que a mesma esteja dotada dos melhores recursos, que concedam à prestação dos cuidados um carácter personalizado e humanizante. Perante esta realidade os recursos humanos, físicos e materiais que actualmente dispomos são determinantes e indispensáveis, para que continuemos a garantir um melhor conforto e qualidade de vida aos utilizadores do nosso serviço.

Com o supracitado se enaltece a existência desta Unidade e se justifique a importância da equipa e individualmente de cada elemento dado a natureza do seu contributo pessoal e profissional.

A nossa equipa é  constituída por diferentes profissionais que diariamente respondem às exigências da RNCCI. A este nível achamos pertinente dar a conhecer as orientações de preenchimento mínimo obrigatório das unidades de internamento da Rede.

AdmissãoInternamento

(avaliação mensal e sempre que necessário)

Alta
Avaliação biopsicossocialAvaliação biopsicossocialAvaliação biopsicossocial
Avaliação médicaAvaliação médicaAvaliação médica
Avaliação de enfermagemAvaliação de enfermagemAvaliação de enfermagem
Avaliação socialAvaliação socialAvaliação social
Outras avaliaçõesOutras avaliaçõesOutras avaliações
Avaliação risco de úlcerasAvaliação risco de úlceras 
Avaliação de UPAvaliação de UPAvaliação de UP
Avaliação risco de diabetesAvaliação de diabetesAvaliação risco de diabetes
Avaliação de diabetesAvaliação da dorAvaliação da dor
Avaliação da dorAvaliação InfecçãoAvaliação Infecção
Avaliação InfecçãoRegisto de pensos e apósitosRegisto de pensos e apósitos
 Registo de exames auxiliares de diagnósticoRegisto de exames auxiliares de diagnóstico
 Registo de fármacosRegisto de fármacos
 Reacções adversas medicamentosas 
 Agudizações 
  Nota de alta

 

 

Esta metodologia corresponde aos indicadores, que a rede utiliza como instrumento de monitorização das unidades prestadoras de cuidados. Salientamos, que até ao momento em todas as auditorias realizadas pela Equipa Coordenadora Local temos correspondido às expectativas.

OUTRAS NOTÍCIAS NOTÍCIAS