Ao contrário do que se possa pensar, o desenvolvimento de noções matemáticas inicia-se muito precocemente. Sabe-se que os primeiros conceitos matemáticos adquiridos nos primeiros anos de vida vão influenciar positivamente as aprendizagens posteriores e que é nestas idades que a educação matemática pode ter o seu maior impacto.

O brincar e o jogo favorecem o envolvimento da criança na resolução de problemas, pois permitem que explore o espaço e os objetos, oferecendo múltiplas oportunidades para o desenvolvimento do pensamento e raciocínio matemáticos.

Na Creche da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, as educadoras disponibilizam, em diferentes áreas da sala, materiais diversificados que despertam a curiosidade e promovem a compreensão das crianças em conceitos como: tamanho, formas, sequências, formar conjuntos através de cores, de propriedades de objetos, etc.

Empilhar cubos, blocos de construção, fazer puzzles simples, encher e esvaziar recipientes, colocar objetos dentro/fora, em cima/em baixo, à frente/atrás de uma caixa, cantar rimas com números ou até mesmo a marcação diária das presenças, são apenas alguns, dos muitos exemplos de como trabalhamos a matemática na nossa creche.

Sim, matemática na creche!

Recommended Posts