
Para que a creche contribua favoravelmente para o bem-estar e desenvolvimento da criança é necessário que o processo de adaptação a esta resposta ocorra de forma positiva, para que a criança compreenda a creche como um espaço agradável e de segurança, onde pode depositar confiança e estabelecer relações afetuosas com os profissionais e, para que, deste modo, demonstre motivação em frequentá-la e, em participar nas atividades desenvolvidas.
A infância é caraterizada por rápidas mudanças em diferentes esferas do desenvolvimento, nomeadamente motoras, afetivas, sociais e cognitivas. As experiências e interações sociais que a criança estabelece nos primeiros anos de vida são decisivas e cruciais para o seu futuro desenvolvimento. Deste modo, o processo de aprendizagem é também influenciado pelos primeiros anos de vida, na medida em que todas as experiências vivenciadas pela criança, e às quais atribui sentido, são fontes de conhecimento.
Segundo a pedagoda Maria Montessori, “nesta primeira fase da vida, as crianças têm dois grandes objetivos: aprender como o mundo funciona, para saber como funciona o mundo e, adquirir independência física em relação ao adulto”. O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças de pouca idade tem um impacto direto no seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas se tornarão. Por isso a importância de entender bem a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar o seu futuro e bem-estar. A otimização dos primeiros anos de vida das crianças é o melhor investimento que podemos fazer como sociedade para assegurar um futuro com sucesso.
A creche destaca-se ao nível da socialização, da aquisição de regras e da autonomia. Na creche familiar e CJLS, asseguramos todas estas aprendizagens às crianças.
