A infância é um período desafiante para as crianças e para os pais. No seio familiar e escolar, procura-se segurança e carinho, testam-se regras e limites.

As birras ocorrem no normal desenvolvimento das crianças e atinge o auge durante os “terríveis dois anos”, e são habitualmente encarados como uma tentativa de as crianças comunicarem quaisquer sentimentos de insatisfação ou frustração

temporária. É um indício saudável de que a criança procura auto afirmar-se. As birras são sempre reações a emoções desajustadas e temporárias a determinadas situações e surgem quando a criança não consegue controlar os seus impulsos, resultando numa perda de controlo e desrespeito por regras comportamentais previamente aceites.

Segundo Mário Cordeiro “aprender a gozar o que se tem e não chorar sempre pelo que não se tem.” A eterna insatisfação não conduz a lugar algum. “Mais do que não fazer birras é aprender a fazê-las, em qualquer idade.”

O poder parental deve ser utilizado de forma responsável. Para se sentirem seguras, as crianças pequenas precisam de supervisão e disciplina firme.

Esta consiste em ensinar-lhes que o mau comportamento tem consequências, mas também, que são amadas e que se espera um melhor comportamento no futuro. Por outro lado, também

devem ter alguma liberdade para exercer poder de decisão no meio familiar. Se nunca tiverem essa oportunidade, surgem os comportamentos de oposição. A chave está no equilíbrio, em promover relações de cooperação na família/escola e estimular a autoconfiança e autonomia das crianças.

Também na Creche da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro lidamos com as ditas birras, pretendemos ajudar os pais a saber lidar com as situações.

Apresentamos de seguida algumas dicas para encontrar o equilíbrio: reduza o número de regras e

concentre-se nas mais importantes, certificando-se de que são realistas e apropriadas para a idade; dê ordens claras, específicas e positivas; evite ordens vagas, negativas e críticas; dê-lhe tempo, se possível.

Tal como os adultos, as crianças têm dificuldade em

largar de repente uma atividade interessante; elogie o cumprimento das ordens; estabeleça programas de reforço; dê o exemplo.

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