Brincar, brinquedo e brincadeira são questões que muito se tem discutido nos meios educacionais, pela sua importância ao nível de desenvolvimento intelectual, motor e emocional da criança. O brincar é uma atividade humana importante para o desenvolvimento pessoal.🤹‍♀️

Brincar é imaginar e criar, é o lugar das fantasias, na medida em que a criança utiliza as suas habilidades criativas e decide o que é para ela a realidade; transforma-a e adapta-a aos seus desejos. “A brincadeira é para a criança, a sua linguagem primária, aquela que lhe facilita soltar o seu mundo interior, as suas emoções e sentimentos” (Ferland, 2006).

Assim, o brincar está profundamente ligado à aprendizagem, essencialmente nos primeiros anos de vida, seja em brincadeira livre ou estruturada. Cabe aos educadores proporcionar-lhes tempos, materiais e espaços acolhedores, estimulantes, criativos e apelativos para que as crianças desenvolvam todas as suas potencialidades.

É gratificante observar no nosso quotidiano, o quanto uma atividade lúdica é o meio mais natural para que a criança aprenda novos conceitos, adquira conhecimento sobre o mundo que a rodeia. Na Creche da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, a nossa “máxima”, foi, é e será que “a brincar também se aprende”, não é de todo uma forma de passar o tempo e sem nenhuma intencionalidade …🎨

Recommended Posts