Na creche todas as aprendizagens são significativas. Nós, educadores

sabemos que o desenvolvimento cognitivo, nas crianças é fundamental no processo de ensino.

Basicamente, ele refere-se às capacidades mentais relacionadas com aquisição do conhecimento. Este tipo de atividades

realizadas na creche da santa casa são estimuladas através da imaginação,

criatividade, atenção, concentração, raciocínio, memória e associação como podemos ver na imagem. Verificamos duas crianças a fazer associação de cores.

Nestas idades um dos aspetos mais importantes no desenvolvimento cognitivo é a interação com o espaço, objetos, adultos e crianças, daí ser fundamental frequentar uma creche, porque os primeiros anos de vida vão influenciar todas

as aprendizagens ao longo da vida.

Assim terminamos com algumas dicas de estimulação para o desenvolvimento

cognitivo. E estimular é dar ferramentas adequadas à sua idade, que lhe

permitam ir superando desafios e ao mesmo tempo, que a façam explorar o mundo.

Afastar obstáculos para alcançar o que quer; Fazer puzzles; Classificar objetos

com base num critério; Colocar as figuras num tabuleiro de formas; Exercitar a memória, atenção e observação; Comparar e classificar objetos segundo uma dada característica entre outros.

Na creche da santa casa primamos pela evolução do desenvolvimento cognitivo da criança com desafios diários.