Comemora-se dia 4 de janeiro. Desde 2018 a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu a data em homenagem ao aniversário do francês Louis Braille, criador do sistema de escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual.

São consideradas pessoas invisuais aquelas que são cegas e as têm visão reduzida, sendo que esta tipologia de deficiência pode ser congénita ou adquirida.

Apesar da evolução da sociedade, do conceito de deficiência no geral e também de deficiência visual ter sofrido alterações significativas ao longo dos anos, os portadores de deficiência visual sentem ainda dificuldades em varias situações da vida em sociedade.

São exemplos o difícil acesso ao emprego, a falta de Braille ou sinais sonoros nas prateleiras de supermercado e lojas, junto a passadeiras ou sinais de transito, escadas em edifícios públicos, etc.

Sendo a pessoas com deficiência visual um cidadão com direitos e deveres igual a todos os outros cidadãos na Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro primamos pelo bem-estar físico, intelectual e emocional dos nossos utentes portadores dessa tipologia de deficiência sendo que trabalhamos sempre no sentido de proporcionar o tratamento mais

adequado a nível das atividades de vida diária, das atividades de animação sociocultural, dos cuidados de enfermagem, fisioterapia e psicologia, para que estes se sintam inteiramente integrados no grupo que os rodeia.