No dia 1 de outubro, comemora-se o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de reconhecimento do contributo deste grupo populacional à sociedade, enquanto fonte de saberes, tradições e costumes. Representa uma importante ocasião para homenagear os idosos e sensibilizar para as oportunidades e desafios colocados pelo envelhecimento da população.

Nos últimos 40 anos, a população idosa duplicou em Portugal. As previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE), apontam que para o ano 2050, Portugal será o quarto pais da União Europeia com maior percentagem de idosos.

O envelhecimento pode ser entendido como um processo dinâmico e progressivo, na qual há alterações, morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas, que determinam a progressiva perda da capacidade de adaptação ao meio ambiente, causando maior vulnerabilidade e maior incidência dos processos patológicos.

Contudo, o envelhecimento não deve ser encarado como um problema, mas sim, como uma parte natural do ciclo de vida, que deve ser vivido de forma saudável e autónoma o mais tempo possível.

Desta forma, a Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, privilegia o bem-estar do idoso, tendo há disposição da comunidade várias respostas, para proporcionar aos utentes/clientes serviços adaptados à necessidade de cada um, através de uma intervenção biopsicossocial, permitindo assim um envelhecimento com qualidade.

Recommended Posts